Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Existe algum lugar onde Deus não esteja?

Existe algum lugar onde Deus não esteja?

16/05/2016 Debra Chew

Volvamo-nos a Deus como nosso refúgio, sabendo que a oração ajuda toda a humanidade.

Existe algum lugar onde Deus não esteja?

Em todo o mundo, as pessoas estão pensando no vírus Zika, que a Organização Mundial de Saúde está chamando de “emergência de saúde pública de dimensão internacional”, e que está causando sofrimento às mulheres grávidas em todo o mundo.

Quando sou confrontada com problemas mundiais que necessitam de oração, sempre afasto meu pensamento do mal e me volto para Deus, a fim de ajudar.

Tenho constatado que o Salmo 91 ajuda muito. Ele começa assim: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio”.

A ideia de que os filhos de Deus habitam sob o poder protetor do Altíssimo, em um lugar invisível e inacessível ao mal ou ao dano, pode acalmar os temores sobre qualquer emergência de saúde pública.

Quando mantemos em mente o conceito da natureza defensora e protetora de Deus, como também ao fato de o bem ser infinito e sempre presente, começamos a compreender que esse bem tem de incluir a saúde de todos e é independente do local geográfico ou das condições mundiais.

Enquanto eu ponderava as notícias sobre esse vírus e pensava sobre uma amiga grávida que, por temor, havia cancelado seus planos de viagem para as próximas férias fora do país, lembrei-me de uma frase: “Não existe nenhum lugar onde Deus não esteja”.

Pensei: estaria Deus ausente em uma parte do mundo e presente em outra? Estaríamos mais seguros no Tennessee do que na Colômbia, ou mais seguros em Londres do que na África do Sul?

No mesmo Salmo 91, temos a garantia de que “ele te livrará... da peste perniciosa” e “não te assustarás”. Deus está em toda parte, amando Sua criação. Além disso, o estarmos conscientes de Sua presença tem o poder de nos tornar imunes a todo tipo de mal.

Deus não deixa uma parte do mundo assolada e desprotegida enquanto se concentra em outro continente. Mary Baker Eddy, uma reformadora e escritora religiosa, conhecia muito bem o poder de Deus para lidar com as pragas da época dela. Ela conhecia a Deus como o Amor universal e escreveu que Sua voz tranquilizadora se estende sobre continentes e oceanos, até as extremidades mais remotas do globo.

Essa mensagem do Amor diz a todos: Deus nos mantém seguros em toda parte.

Há alguns anos, um amigo meu foi à Ásia. Lá, teve sintomas da gripe aviária, ficou doente e temeroso. Ligou para um profissional da Ciência Cristã para que orasse por ele. Conversaram sobre o fato de que não havia nenhum lugar no globo onde Deus não estivesse presente. Ele teve uma cura quase imediata da gripe aviária. A oração foi eficaz porque ele tinha a certeza de que contava com a melhor ajuda: Deus era seu refúgio e o mantinha bem e seguro, onde quer que estivesse.

Portanto, em meio às notícias sobre a Zika e o contágio, volvamo-nos a Deus como nosso refúgio, sabendo que a oração ajuda toda a humanidade. Permitamos que a paz e a calma divinas substituam o medo e o alarme, raciocinando que Deus é o bem infinito. Quer estejamos caminhando até o supermercado ou voando para outro continente, Deus e Seu poder protetor não estão ausentes.

* Debra Chew escreve sobre a conexão entre o pensamento e o bem-estar a partir da perspectiva da Ciência Cristã. Ela é Comitê de Publicação da Ciência Cristã no Tennessee, EUA.



Gestão empresarial e perspectivas para 2022

Após mais um ano de pandemia, a alta administração das empresas priorizou a sobrevivência enquanto teve de lidar com expectativas frustradas.


O que a pandemia nos ensinou sobre fortalecer nossas parcerias

A pandemia da COVID-19 forçou mudanças significativas na operação de muitas empresas.


O barulho em torno do criado-mudo

Se você entrar agora no site da Amazon e escrever (ou digitar) “criado-mudo”, vai aparecer uma resposta automática dizendo que você não deve usar essa expressão porque ela é racista.


Reputação digital: é possível se proteger contra conteúdos negativos

O ano é 2022 e há quem pense que a internet ainda é uma terra sem lei. A verdade é que a sociedade avançou e o mundo virtual também.


Questão de saúde pública, hanseníase ainda é causa de preconceito e discriminação

Desde 2016, o Ministério da Saúde realiza a campanha Janeiro Roxo, de conscientização sobre a hanseníase.


Desafios para o Brasil retomar o rumo

A tragédia brasileira está em cartaz há décadas.


Mortes e lama: até quando, Minas?

Tragédias no Brasil são quase sempre pré-anunciadas. É como se pertencessem e integrassem a política de cotas. Sim, há cotas também para o barro e a lama. Cota para a dor.


Proteção de dados de sucesso

Pessoas certas, processos corretos e tecnologia adequada.


Perspectivas e desafios do varejo em 2022

Como o varejo lida com pessoas, a sua dinâmica é fascinante. A inclusão de novos elementos é constante, tais como o “live commerce” e a “entrega super rápida”.


Geração millenials, distintas facetas

A crise mundial – econômica, social e política – produzida pela transformação sem precedentes da Economia 4.0 coloca, de forma dramática, a questão do emprego para os jovens que ascendem ao mercado de trabalho.


Por que ESG e LGPD são tão importantes para as empresas?

ESG e LGPD ganham cada vez mais espaço no mundo corporativo por definirem novos valores apresentados pelas empresas, que procuram melhor colocação no mercado, mais investimentos e consumidores satisfeitos.


O Paradoxo de Fermi e as pandemias

Em uma descontraída conversa entre amigos, o físico italiano Enrico Fermi (1901-1954) perguntou “Onde está todo mundo?” ao analisarem uma caricatura de revista que retratava alienígenas, em seus discos voadores, roubando o lixo de Nova Iorque.