Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Fortalecimento da agricultura familiar

Fortalecimento da agricultura familiar

07/07/2014 André Lobo Faro

Considerada uma das atividades econômicas mais importantes no mundo, a agricultura familiar é responsável pela produção de grande parte dos alimentos consumidos.

No Brasil, por exemplo, 70% dos alimentos são fornecidos pelos pequenos e médios produtores. Entre os principais cultivos estão mandioca, feijão, milho, café, arroz e trigo. Tamanha é a grandeza da atividade, que 25 de julho se transformou no Dia da Agricultura Familiar. Além disso, 2014 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO, como o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Essa iniciativa pretende aumentar a visibilidade da atividade dos pequenos agricultores e destacar a importância do trabalho deles na erradicação da fome e da pobreza, na proteção do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. No Brasil, dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apontam que existem mais de quatro milhões de estabelecimentos familiares rurais, isso resulta em 74% da mão de obra empregada no campo. E a tendência é que esse segmento se fortaleça cada vez mais.

O plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 investirá R$ 24,1 bilhões para financiar a produção, a modernização das propriedades rurais e a compra de máquinas e equipamentos. Com o estímulo à modernização, a indústria de equipamentos também se fortalece e amplia constantemente seus investimentos em inovação e tecnologia. A proposta desse segmento é transformar a atividade rural em uma ação lucrativa e segura. Para isso, disponibilizam ao mercado produtos ergonômicos e potentes, que exigem menos esforço físico na operação e ainda garantem aumento da produtividade.

Um exemplo disso é o uso do Motocultivador no lugar da enxada para arar o solo. Ele é indicado para a horticultura, citricultura ou em áreas de pastos, em hortas ou sítios. Com o seu uso, o produtor consegue diminuir o tempo de trabalho de forma significativa, pois em uma área que gastaria até dois dias para preparar o solo, ele consegue reduzir para apenas meio dia. Além disso, existem também outras opções portáteis de fácil manuseio, como as motosserras para o preparo da lenha utilizada nos aquecedores de grãos e as roçadeiras, que ajudam na limpeza das pastagens entre as ruas das culturas.

Dentro do cenário econômico atual, esse é um dos segmentos que mais merece atenção, pois podemos perceber que a agricultura familiar só tende a crescer cada vez mais. Nos próximos anos, a atividade será responsável por novos empregos, aumento da renda familiar, crescimento da indústria e desenvolvimento tecnológico. O meio ambiente também será beneficiado, com a preservação do ecossistema e qualidade de vida para os seres vivos. Seguramente, podemos dizer que esse é um importante vetor de desenvolvimento do País.

*André Lobo Faro é Diretor Nacional de Vendas e Serviços da Husqvarna, líder global no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes e que comemora 325 anos em 2014.



O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa


O futuro da indústria 5.0 na sociedade

O conceito de Indústria 5.0 é definido como uma visão humanizada das transformações tecnológicas no setor, equilibrando as necessidades atuais e futuras dos trabalhadores e da sociedade com a otimização sustentável do consumo de energia, processamento de materiais e ciclos de vida dos produtos.

Autor: Pedro Okuhara


Em defesa do SUS: um chamado à ação coletiva

A escassez de recursos na saúde pública brasileira é um problema crônico.

Autor: Juliano Gasparetto


Impactos da proibição do fenol pela Anvisa no mercado de cosméticos e manipulação

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou a decisão de proibir a venda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde e estéticos.

Autor: Claudia de Lucca Mano


A fantasia em torno da descriminalização da maconha

"As drogas pisoteiam a dignidade humana. A redução da dependência de drogas não é alcançada pela legalização do uso de drogas, como algumas pessoas têm proposto ou alguns países já implementaram. Isso é uma fantasia".

Autor: Wilson Pedroso


Ativismo judicial: o risco de um estado judicialesco

Um Estado policialesco pode ser definido como sendo um estado que utiliza da força, da vigilância e da coerção exacerbada contra a população, principalmente com seus opositores.

Autor: Bady Curi Neto


Abortada a importação do arroz

O governo desistiu de importar arroz para fazer frente à suposta escassez do produto e alta de preços decorrentes das cheias do Rio Grande do Sul, responsável por 70% do cereal consumido pelos brasileiros.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan