Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Fortalecimento da agricultura familiar

Fortalecimento da agricultura familiar

07/07/2014 André Lobo Faro

Considerada uma das atividades econômicas mais importantes no mundo, a agricultura familiar é responsável pela produção de grande parte dos alimentos consumidos.

No Brasil, por exemplo, 70% dos alimentos são fornecidos pelos pequenos e médios produtores. Entre os principais cultivos estão mandioca, feijão, milho, café, arroz e trigo. Tamanha é a grandeza da atividade, que 25 de julho se transformou no Dia da Agricultura Familiar. Além disso, 2014 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO, como o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Essa iniciativa pretende aumentar a visibilidade da atividade dos pequenos agricultores e destacar a importância do trabalho deles na erradicação da fome e da pobreza, na proteção do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. No Brasil, dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apontam que existem mais de quatro milhões de estabelecimentos familiares rurais, isso resulta em 74% da mão de obra empregada no campo. E a tendência é que esse segmento se fortaleça cada vez mais.

O plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 investirá R$ 24,1 bilhões para financiar a produção, a modernização das propriedades rurais e a compra de máquinas e equipamentos. Com o estímulo à modernização, a indústria de equipamentos também se fortalece e amplia constantemente seus investimentos em inovação e tecnologia. A proposta desse segmento é transformar a atividade rural em uma ação lucrativa e segura. Para isso, disponibilizam ao mercado produtos ergonômicos e potentes, que exigem menos esforço físico na operação e ainda garantem aumento da produtividade.

Um exemplo disso é o uso do Motocultivador no lugar da enxada para arar o solo. Ele é indicado para a horticultura, citricultura ou em áreas de pastos, em hortas ou sítios. Com o seu uso, o produtor consegue diminuir o tempo de trabalho de forma significativa, pois em uma área que gastaria até dois dias para preparar o solo, ele consegue reduzir para apenas meio dia. Além disso, existem também outras opções portáteis de fácil manuseio, como as motosserras para o preparo da lenha utilizada nos aquecedores de grãos e as roçadeiras, que ajudam na limpeza das pastagens entre as ruas das culturas.

Dentro do cenário econômico atual, esse é um dos segmentos que mais merece atenção, pois podemos perceber que a agricultura familiar só tende a crescer cada vez mais. Nos próximos anos, a atividade será responsável por novos empregos, aumento da renda familiar, crescimento da indústria e desenvolvimento tecnológico. O meio ambiente também será beneficiado, com a preservação do ecossistema e qualidade de vida para os seres vivos. Seguramente, podemos dizer que esse é um importante vetor de desenvolvimento do País.

*André Lobo Faro é Diretor Nacional de Vendas e Serviços da Husqvarna, líder global no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes e que comemora 325 anos em 2014.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves