Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Governo sem caráter

Governo sem caráter

09/09/2010 Julio César Cardoso

O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, considera que o "caráter errático de comportamento" prejudica a conduta do PSDB ao Planalto, e chama José Serra de "biruta de aeroporto". E sobre a discussão levantada por Serra do loteamento dos cargos em ministérios, verbera: "O que eles chamam de fisiologismo é uma prática generalizada da política brasileira. Quem é o governo Serra e os governos que ele participou para falar de fisiologismo? Governaram com os partidos mais fisiológicos que esse país teve. Isso é para a plateia e reflete essa desidratação da candidatura dele."

Marco Aurélio Garcia, o episódio do mensalão do PT foi a marca mais cavilosa que poderia sofrer um partido dito da moralidade, mas de vestal desmascarada. Em um país sério, o presidente Lula teria sido cassado por falta de responsabilidade pública ao conhecer o caixa dois do PT e ter afirmado que conhecia o mesmo problema nos demais partidos, sem, entretanto, ter tomado as devidas medidas moralizadoras. E se não fosse a leniente instituição de indicação política - STF - ter engavetado por tanto tempo o processo de 40 ladrões da política nacional, muitos deles já teriam sido condenados e outros não estariam hoje exercendo o Parlamento ou disputando cargo eletivo. O seu PT é favorecido pela fragilidade de nossa instituição jurídica superior, que ainda não julgou o comportamento poluto dos mensaleiros do Congresso. Assim, comportamento errático sempre teve o seu guru Lula, que demonstrou não ter ética e moral para tratar com seriedade os valores da República. Quem exerce o papel de biruta de aeroporto é a candidata Dilma Rousseff. Ela, sim, se direciona ao sabor do vento Lula e não tem projeto (próprio) para o Brasil. Se for eleita, o seu programa de governo será apenas a continuação de uma administração que não teve competência para pagar a dívida social brasileira. E não foi por fatal de dinheiro para o investimento em infraestrutura social, mas por falta de caráter dos componentes do governo. E esse povo cativo do assistencialismo governamental poderá continuar em situação de indigência social se cair no erro de eleger uma candidata inexperiente e oportunista, sem jamais ter exercido um mandato legislativo, bem como sequer administrado um município. A candidata Dilma Rousseff se vale apenas do prestígio político da figura do presidente Lula como cartão de visita eleitoral.

O Marco Aurélio Garcia é um hipócrita. Ao admitir o fisiologismo em larga escala no governo petista, arguindo que também havia em governo passado, demonstra que o PT não tem caráter, pois não teve coragem e responsabilidade para moralizar a ingerência política nos órgãos públicos. Vejam, por exemplo, o Banco do Brasil e o seu fundo de pensão, controlados pelos petralhas. A edição de Veja, 11/08/2010, traz a confissão de um ex-diretor da Previ, que conta os bastidores polutos da instituição, comandada pelo PT.

* Julio César Cardoso - Bacharel em Direito e servidor federal aposentado



Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.