Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Governo sem caráter

Governo sem caráter

09/09/2010 Julio César Cardoso

O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, considera que o "caráter errático de comportamento" prejudica a conduta do PSDB ao Planalto, e chama José Serra de "biruta de aeroporto". E sobre a discussão levantada por Serra do loteamento dos cargos em ministérios, verbera: "O que eles chamam de fisiologismo é uma prática generalizada da política brasileira. Quem é o governo Serra e os governos que ele participou para falar de fisiologismo? Governaram com os partidos mais fisiológicos que esse país teve. Isso é para a plateia e reflete essa desidratação da candidatura dele."

Marco Aurélio Garcia, o episódio do mensalão do PT foi a marca mais cavilosa que poderia sofrer um partido dito da moralidade, mas de vestal desmascarada. Em um país sério, o presidente Lula teria sido cassado por falta de responsabilidade pública ao conhecer o caixa dois do PT e ter afirmado que conhecia o mesmo problema nos demais partidos, sem, entretanto, ter tomado as devidas medidas moralizadoras. E se não fosse a leniente instituição de indicação política - STF - ter engavetado por tanto tempo o processo de 40 ladrões da política nacional, muitos deles já teriam sido condenados e outros não estariam hoje exercendo o Parlamento ou disputando cargo eletivo. O seu PT é favorecido pela fragilidade de nossa instituição jurídica superior, que ainda não julgou o comportamento poluto dos mensaleiros do Congresso. Assim, comportamento errático sempre teve o seu guru Lula, que demonstrou não ter ética e moral para tratar com seriedade os valores da República. Quem exerce o papel de biruta de aeroporto é a candidata Dilma Rousseff. Ela, sim, se direciona ao sabor do vento Lula e não tem projeto (próprio) para o Brasil. Se for eleita, o seu programa de governo será apenas a continuação de uma administração que não teve competência para pagar a dívida social brasileira. E não foi por fatal de dinheiro para o investimento em infraestrutura social, mas por falta de caráter dos componentes do governo. E esse povo cativo do assistencialismo governamental poderá continuar em situação de indigência social se cair no erro de eleger uma candidata inexperiente e oportunista, sem jamais ter exercido um mandato legislativo, bem como sequer administrado um município. A candidata Dilma Rousseff se vale apenas do prestígio político da figura do presidente Lula como cartão de visita eleitoral.

O Marco Aurélio Garcia é um hipócrita. Ao admitir o fisiologismo em larga escala no governo petista, arguindo que também havia em governo passado, demonstra que o PT não tem caráter, pois não teve coragem e responsabilidade para moralizar a ingerência política nos órgãos públicos. Vejam, por exemplo, o Banco do Brasil e o seu fundo de pensão, controlados pelos petralhas. A edição de Veja, 11/08/2010, traz a confissão de um ex-diretor da Previ, que conta os bastidores polutos da instituição, comandada pelo PT.

* Julio César Cardoso - Bacharel em Direito e servidor federal aposentado



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira