Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Impactos ambientais geram impactos sociais

Impactos ambientais geram impactos sociais

15/03/2011 Lilian Reis

Processos de licitação de grandes empreendimentos costumam ser assuntos frequentes em todos os noticiários.

Eles são notáveis pelo grande  impacto ambiental que geram. Entretanto, pouco ou nada se fala sobre os impactos sociais causados por essas obras. É comum ver moradores de  vilas até então pacatas passarem por processos traumáticos como  desapropriações  e reassentamentos.

Um dos exemplos mais recentes foi a manifestação realizada em frente à Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, contra a concessão da licença definitiva de operação à Companhia Siderúrgica do Atlântico, em Santa Cruz.

Moradores, pescadores e representantes da comunidade foram recebidos por técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente. Os empreendedores são acusados de causar danos ambientais na região.  Outro exemplo é o Projeto Nova Luz, em São Paulo, que prevê a desapropriação de prédios comerciais e residenciais no centro da cidade. População e Prefeitura estão em atrito.

Essas intervenções são tão complexas que muitas vezes as comunidades afetadas não conseguem nem entender os benefícios e as compensações desses empreendimentos.  Fica realmente difícil enxergar progresso tendo suas vidas totalmente assoladas por maquinários imensos.

Na grande maioria dos casos, essa percepção se deve pelo simples fato de o programa de comunicação social estar equivocado. Elaborado de forma errônea, o que deveria ser um processo ordenado e permanente de relacionamento entre o  empreendedor e os diversos públicos envolvidos, simplesmente se perde. Tudo não passa de gastos desnecessários e problemas para ambas as partes.

Para evitar esses impasses, cabe ao empreendedor realizar audiências públicas. Elas funcionam como uma oportunidade única para que a comunidade se manifeste. São nessas reuniões que devem ser levantadas as dúvidas, angustias e preocupações - antes que seja tarde. Afinal, não basta que um empreendimento seja transparente. É preciso que ele seja participativo e que, acima de tudo, atenda a um interesse público.

Logicamente, a comunicação possui um papel fundamental, atuando de forma  a gerar uma opinião pública favorável e contribuindo para o fortalecimento da reputação institucional nas organizações. Ela cria ainda um diferencial no relacionamento das organizações com seus stakeholders e suas comunidades, estabelecendo uma relação de parceria a fim de obter benefícios socioambientais e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Felizmente, bons exemplos existem. A EMTU, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, mantém ações de relacionamento com as comunidades dos Municípios de Itapevi e Jandira. Trata-se do Programa EMTU na Comunidade, que atua junto às comunidades inseridas no Projeto Corredor Viário Metropolitano Itapevi-Butantã. O projeto foi planejado e desenvolvido para atuar durante o processo de licenciamento ambiental, oferecendo apoio aos moradores que serão desapropriados.

Casos como esse comprovam que não se pode subestimar o impacto social e as mudanças no principal componente do sistema organizacional: as pessoas. Estas não podem ser simplesmente transferidas de um local para outro, religadas, reconfiguradas, reestruturando-se de um dia para o outro. As pessoas devem ser preparadas para o processo de mudança.

Para isso, o plano de comunicação com as comunidades lindeiras afetadas e com os públicos estratégicos deve ser realizado de forma planejada e coerente, antecipada ao processo expropriatório e à efetivação dos impactos.

As vantagens são muitas. Estas ações facilitarão as condições e o tempo necessários para que as pessoas possam reorganizar suas vidas. O empreendedor terá, além de ganho de imagem, economia de tempo, recursos e tranquilidade para a efetivação do projeto. Vale a pena investir.

*Lilian Reis é relações públicas e associada da Communità Comunicação Socioambiental.

Fonte: InformaMídia Comunicação



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch