Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Informação: sua empresa está pronta?

Informação: sua empresa está pronta?

21/12/2014 João Moretti

Você chega à empresa de manhã, abre seu e-mail e percebe que precisa analisar os relatórios enviados pelo RH.

Enquanto faz isso, recebe também um e-mail da comunicação avisando que a promoção do e-commerce foi um sucesso. Até a hora do almoço, já foram seis planilhas preenchidas, vários telefonemas atendidos e e-mails recebidos. Já parou para pensar como tudo dentro da organização gera informação? Desde as mais simples atividades até uma decisão importante. Tudo precisa ser analisado, avaliado e direcionado para que os negócios andem dentro dos objetivos estabelecidos.

Há alguns dias participei de um evento onde debati com alguns colegas a importância dos negócios movidos à informação nas empresas. Pode parecer meio óbvio para alguns, mas muitas organizações ainda pecam em não investir na boa gestão da informação. A gestão de informações nas organizações se tornou ainda mais importante com o surgimento dos smart devices. Só para se ter uma ideia, segundo a IDC, em 2017 haverá um aumento de 300% no tráfego wireless de dados no mundo.

Para as empresas, isso significa que os consumidores terão acesso aos seus canais mais facilmente. Aquelas que fazem uso de ferramentas multicanais, por exemplo, já conseguem obter uma série de informações sobre comportamento e preferência dos seus públicos. Agora imagine só: com tantas novidades sendo desenvolvidas no meio tecnológico, como wearable devices e internet das coisas, é bem provável que a quantidade de dados recebidos pelos seus canais cresçam ainda mais.

E algumas empresas já estão atentas a essas mudanças e investindo na avaliação das informações coletadas. Um estudo recente publicado pela IDC aponta que o Big Data e os serviços de mercado irão crescer seis vezes mais que o mercado de TI até 2018. Fora os lucros, que podem chegar a US$ 41,5 bilhões neste mesmo ano. Por essas e outras que acredito que uma organização competitiva tende a buscar vantagem competitiva a partir do seu processo informacional.

Desde fontes primárias de informações, como as plataformas que avaliam o uso interno de energia, até as secundárias, que são as ferramentas que delimitam informações mais completas relacionadas às necessidades do consumidor, pressões competitivas, aspectos econômicos dos seus públicos, tendências culturais, processos de decisões dos clientes, entre outros. No final das contas, tudo pode se tornar estratégia para o seu negócio.

Para quem ainda acha que o investimento em análise de informação não vale muito a pena, vi essa semana uma pesquisa do Gartner que aponta que 73% das organizações entrevistadas aplicaram ou querem investir recursos nesses projetos nos próximos 24 meses. No ano passado eram 64%. A história vem nos mostrando que informação é sinônimo de poder. Nenhum império ou exército conseguiu se firmar sem reis e comandantes que conheciam a fundo seu povo, o seu território e seus desafios.

A tecnologia tem nos dado a chance de oferecer inúmeros recursos de comunicação, tanto aos públicos internos, quanto aos consumidores finais dos nossos produtos e serviços. Isso gera uma imensa oferta de dados que podem ser alinhados aos objetivos e estratégias corporativas. Não dá mais para fechar os olhos para essa realidade. Com o mercado cada vez mais consciente e em busca de estratégias viabilizadas por ferramentas analíticas, é importante delimitar o que pode ser feito no seu negócio para otimizar os processos informacionais. Com certeza será um investimento para o futuro.

*João Moretti, Head de Marketing da MC1 – multinacional brasileira com foco em processos e inteligência de negócios utilizando a mobilidade como plataforma tecnológica.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves