Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Interatividade é tendência no marketing promocional

Interatividade é tendência no marketing promocional

13/08/2012 Sandro Ari Pinto

Na era da interatividade, não basta ver para comprar, o consumidor busca algo que possa vivenciar e vai escolher o produto que oferecer a melhor experiência. Isso vale para o mercado de uma maneira geral, sobretudo, para a área de promoção.

Cada dia que passa, vemos o uso da tecnologia a serviço de uma estratégia para aguçar os sentidos do comprador. Vivemos a era da “economia da experiência”. Vende o seu produto ou serviço quem oferecer a melhor sensação.

Os brasileiros são consumidores muito mais emocionais do que parece e para a maioria existe uma verdade que é a de viver a compra. No contexto de consumidores, marcas e sensações, a mídia tradicional e a internet serão meros veículos que levaram a massa inteira para participar, experimentar e vivenciar as ações que vão conquistar a mente e coração dos clientes.

Presenciei cases interessantes, nesse sentido, em fevereiro em Las Vegas, nos EUA, na GlobalShop, com a M&M e a Coca Cola.  Nos espaços destinados a essas “Love Brands” os clientes tiravam fotos, dançavam, assistiam filmes em 3D com a materialização da marca como personagem. A personalização do produto interagindo com o público.

Marcas e produtos ganham outra dimensão e deixam de ser algo concreto para se tornar experiências que ficam na lembrança da pessoa. A M&M criou, por exemplo, uma máquina em que era possível customizar os chocolates com o nome de alguém que se ama, aliando tecnologia e experiência.

Essa, sem dúvida, é umas das fortes tendências nessa área, transformar o ponto de venda em cenário em que os personagens são consumidores e marcas. Apesar de todas as particularidades do mercado consumidor brasileiro e de como ele vem se comportando durante a crise econômica, acredito que continuaremos a ver estas tendências aportando cada vez mais por aqui, especialmente no que diz respeito às tecnologias digitais influenciando comportamentos de compras dentro e fora dos pontos de vendas e o foco na interatividade como forma de agregar valor à marca.

Sandro Ari Pinto é vice-presidente da CIAGROUP.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves