Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Lições das urnas

Lições das urnas

10/11/2016 Bady Curi Neto

No dia 30 de outubro, tivemos o segundo turno das eleições municipais em várias cidades do Brasil.

Os concidadãos foram conclamados a elegerem o representante maior do município, o prefeito de cidades, onde vivem e têm um interesse próximo no comando de suas cidades.

Estas eleições, ao contrário das demais existentes, foram mais econômicas, dado a vedação de doações de pessoas jurídicas e redução de gastos impostos pela minirreforma eleitoral.

As pessoas puderam verificar que houve menos sujeiras nas ruas, menos poluição visual e uma modificação de partidos nos comandos das capitais, com a saída de antigos políticos e a vitória de pessoas até então estranhas àquele mundo, a exemplo de São Paulo que elegeu, em primeiro turno, um empresário de sucesso para o comando da cidade.

Em Belo Horizonte, a aversão ao mundo político, fez ser eleito um cartola do futebol, Alexandre Kalil para dirigir a Prefeitura Municipal. Infelizmente, as campanhas e os debates políticos não tiveram um nível desejado para o esclarecimento do projeto de governo, sendo baseados mais em ofensas pessoais contra o candidato adversário do que a exposição de ideias e soluções para os problemas da municipalidade e seus munícipes.

Deve chamar à atenção a redução da representatividade dos partidos envolvidos no escândalo da Lava- Jato, notadamente o Partido dos Trabalhadores, o que demonstra que os eleitores estão preocupados com envolvimento dos Partidos com a corrupção que infelizmente assola o país.

É de se observar que os expoentes maiores do PT, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff sequer compareceram às urnas para votarem, com medo de vaias e ofensas, em uma demonstração clara, de que não são mais fortes cabos eleitorais, ao contrário, onde participaram apoiando candidatos no primeiro turno, estes tiveram quedas na intenção de votos.

O filho do ex-presidente Lula, sequer conseguiu se reeleger ao cargo de vereador em seu maior reduto eleitoral, o ABC Paulista. O Partido dos Trabalhadores saiu como o grande derrotado nas urnas das eleições municipais. Outro fato que deve ser observado é que o grande vencedor das eleições não foram os candidatos e sim a abstenção, votos nulos e em branco. Tal fenômeno tem aumentado a cada eleição, tendo batido recorde nesta última.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques