Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Metrologia e as fábricas do futuro

Metrologia e as fábricas do futuro

24/11/2016 Juliano Moraes

Novas tecnologias de medição surgem com a missão de reduzir os tempos de análise e aumentar a precisão dos resultados.

Atualmente a metrologia, definida como ciência da medição, é uma das áreas do conhecimento científico com maior aplicabilidade nos meios industriais, presente em inúmeros processos de tomada de decisão.

Por representar um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento tecnológico, oferece grande contribuição para o aumento da competitividade na indústria. Com a chegada da chamada Internet das Coisas e o crescimento da automatização, um novo cenário se desenha dentro das fábricas em todo o mundo.

A indústria 4.0 promete revolucionar as linhas de montagem e gerar produtos inovadores e customizados já em futuro próximo, com robôs cada vez mais colaborativos no processo. Diante deste cenário, novas tecnologias de medição surgem com a missão de reduzir os tempos de análise e aumentar a precisão dos resultados.

Exemplo de inovação são os sistemas de medição integrados a linhas de produção (medição in line), que geram vantagens operacionais como a oportunidade de realizar o diagnóstico dimensional da peça logo após a fabricação.

Para a adoção desta e outras tecnologias, a tendência é que aumente a demanda por pessoas com alta qualificação no mercado porque logo o metrologista passará a ter uma função muito mais analítica do que operacional, o que certamente impulsionará a produtividade, de modo a minimizar erros e aumentar a qualidade.

Quem quiser garantir espaço nas fábricas do futuro deverá buscar o aperfeiçoamento de suas competências para desenvolver mais habilidades. Este profissional mais do que nunca precisará estar aberto a mudanças, ter flexibilidade para se adaptar a novas funções e se habituar a uma aprendizagem multidisciplinar e contínua.

Embora ainda um pouco distante do Brasil, esta nova aprendizagem ainda será ditada por uma maior cooperação entre as autopeças e montadoras, organizações que já possuem uma expressiva interdependência e devem desenvolver um relacionamento mais próximo do que somente relações comerciais, em razão da necessidade do desenvolvimento em conjunto das tecnologias.

Esses e outros assuntos serão debatidos por especialistas durante o Simpósio SAE BRASIL de Metrologia 2016, que será realizado na Meritor, em Resende (RJ), dia 30 de novembro. Este é um convite para deixar um pouco de lado a rotina pesada, olhar para frente e se preparar para a competitividade da nossa indústria, que demanda rapidez com qualidade.

* Juliano Moraes é chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Metrologia 2016 e supervisor de Qualidade da MAN Latin America.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves