Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Motofaixa: uma solução para mobilidade e segurança no trânsito

Motofaixa: uma solução para mobilidade e segurança no trânsito

26/06/2014 Fernando Medeiros

Muito se fala no Brasil sobre mobilidade e segurança no trânsito. Concordo que este é um assunto que exige providências breves e corajosas nas grandes cidades, pois estamos à beira do insustentável.

A frota de veículos de todos os tipos cresce exponencialmente, enquanto a fiscalização e o modelo de gestão do trânsito não acompanham nem de perto este crescimento. Há defasagem em todos os lados, na construção e manutenção das ruas, avenidas e estradas, na falta de planejamento urbano e no crescimento do transporte coletivo. Para piorar o trânsito, o transporte público empurra o cidadão para o veículo próprio. Isto já virou cultural nas grandes cidades brasileiras.

As motocicletas representam uma das soluções para a mobilidade do trânsito e, por isso, merecem um olhar mais atento, principalmente no que se refere à segurança dos motociclistas. No entanto, falar em benfeitorias para motociclistas é quase pecado. Se isto envolver investimentos, então, esquece. Não é de hoje que a imagem dos motociclistas aqui no Brasil é negativa, e talvez por isso quase sempre os condutores deste veículo ficam à margem dos estudos de soluções.

Creio que este seja um dos motivos de não evoluírem com a ideia das motofaixas exclusivas. Esta é uma medida relativamente simples e barata e que pode trazer grandes benefícios para o trânsito como um todo, tais como: facilidade de fiscalização sobre as motocicletas, redução do risco do motociclista ser fechado por outro veículo e até redução do risco de a moto estar em algum “ponto cego” dos veículos, pois os motoristas saberão onde elas estão. As motofaixas evitam que o motociclista se arrisque em espaços diminutos entre os carros e evitam ainda o risco de um carro abrir a porta e derrubar o motociclista no meio do corredor. Se bem sinalizadas, estas faixas reduzem o risco de atropelamento também.

No plano de metas da prefeitura de São Paulo de 2009 a 2012, o prefeito Gilberto Kassab previa instituir oito motofaixas na cidade. A meta foi reduzida para três e, por fim, foram criadas apenas duas, uma na Avenida Vergueiro e outra na Sumaré. A última delas, com três quilômetros de extensão, foi desativada pelo prefeito Fernando Haddad sob a alegação de que os acidentes aumentaram. O mais curioso é que ela foi desativada no mesmo dia em que foram implementadas as faixas exclusivas de ônibus, sob a alegação de que não eram seguras.

Seria mais simples e honesto dizer que não havia espaço para a motofaixa, pois a prioridade eram os ônibus. Concordo que o transporte coletivo mereça espaços exclusivos e melhores condições. Porém, ao afirmar que as motofaixas não representavam segurança para os usuários, a prefeitura está desestimulando a criação de novos corredores. Quando foi criada a motofaixa da rua Vergueiro, que ligava o centro de São Paulo ao Planalto Paulista (Av. Paulista), em apenas 30 dias, 91% dos motociclistas aderiram a este corredor e houve um aumento de 28% no número de motos circulando nos dois sentidos.

Estes números provam que o motociclista, que antes optava por outros caminhos, resolveu seguir pelo corredor que lhe garantia maior segurança. Outro dado muito importante é que desde a sua criação não houve informação sobre morte de motociclista neste trecho. Enquanto em várias cidades da Europa o uso de motocicletas é estimulado, aqui as motos são hostilizadas e discriminadas.

Passou da hora de enxergar as motocicletas e motociclistas com respeito e como alternativa real ao caótico trânsito das cidades, afinal esses veículos utilizam um quarto do espaço de um carro, poluem menos, são muito mais econômicos e utilizam menos recursos naturais para serem fabricados. Se o problema é número de acidente com motociclistas no trânsito, não seria melhor repensar o planejamento das cidades e a criação de alternativas para redução destes números, ao invés de criticarem o modelo de transporte e seus usuários? E por que não pensar na melhor adaptação das motofaixas? Fica a dica aos governantes.

*Fernando Medeiros é diretor executivo da ASSOHONDA.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira