Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Não somos iguais perante a lei

Não somos iguais perante a lei

11/06/2015 Reis Friede

Neste nosso Brasil, restou ao cidadão de bem, seja pobre, médio, ou rico, simplesmente a escolha de não se defender.

Há uma espécie de consenso popular no Brasil quanto à distribuição da justiça entre os cidadãos ricos e os pobres: os primeiros, constantemente protegidos pelo manto sagrado da impunidade, e os segundos, permanentemente perseguidos pelo denominado “sistema social injusto”.

A verdade é que, em essência, tal pensamento não faz mais sentido - ou pelo menos deixou de ter o exagerado grau que o projetou no passado próximo, em razão da dinâmica da própria democracia brasileira, fundada nas mais amplas liberdades e, principalmente, na distorcida interpretação do princípio constitucional da igualdade entre os cidadãos.

Se, para alguns, os ricos continuam impunes, e os pobres padecendo nas prisões, para outros tantos (e, certamente, para a maioria), o problema fundamental passou a ser efetivamente a absoluta impunidade, pela impossibilidade fática da aplicação da lei aos chamados menores infratores, muitos dos quais com até mais de 18 anos de vida natural, mas, ao mesmo tempo, com menos de 18 anos legais.

Ora, os demais cidadãos “nacionais”, trabalhadores honestos e pais de família e que se encontram residentes em territórios desassistidos pela pretensa segurança do Poder Público, são tratados com a rígida punibilidade que a Constituição e a legislação penal, material e processual lhes impõem.

Este autêntico cidadão, por não viver na clandestinidade, ao se defender de uma violência praticada por um pretenso menor, será obrigado a responder por anos e anos perante o Poder Judiciário, com toda a rigidez da lei, até lograr provar a licitude de sua ação de legítima defesa.

Paradoxalmente, esse cidadão não gozará de qualquer benesse do Estado, em sua intentona defensiva, mesmo se atingido pelo “menor” infrator, ou maior marginal, por força da legislação constitucional e infraconstitucional em vigor.

Não é nossa intenção sermos dramáticos, mas, de uma certa forma, neste nosso Brasil, restou ao cidadão de bem, seja pobre, médio, ou rico, simplesmente a escolha de não se defender.

Uma opção certamente menos traumática, eficiente do ponto-de-vista econômico e menos arriscada sob a ótica legal, mas ao mesmo tempo fortemente incentivadora da criminalidade desses pretensos menores.

Isso não quer dizer, por outro lado, que as crianças, principalmente as mais humildes, como, também, os demais cidadãos, particularmente os menos afortunados, não devam ter do Estado a mais ampla proteção.

Entretanto, claro está que não fará qualquer sentido a outorga - pura e simples - de tal direito de forma indistinta, sob o singelo argumento de que “todos são iguais perante a lei” e, muito menos, quando esta outorga ocorre em sinérgico prejuízo dos demais cidadãos.

* Reis Friede é Desembargador Federal e Vice-Presidente do TRF2.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves