Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O "Legado" da Corrupção

O "Legado" da Corrupção

31/01/2017 Reis Friede

Estamos vivendo tempos realmente extraordinários no Brasil, nas mais variadas traduções do vocábulo.

Se, por um lado, nunca houve tantas denúncias de corrupção, por outro, nunca existiram tantos interesses pessoais (inconfessáveis) por trás das mesmas.

O ideário relativo à defesa do bem comum e, em particular, do bem público, nesse contexto, parece, portanto, que nunca esteve tão divorciado do seu verdadeiro sentido republicano.

Ainda que mereça especial registro as inéditas (e sempre elogiáveis) investigações, apurações e punições conduzidos pela Justiça, representada, em sua vertente mais genuína, pela tríade composta pela Polícia Judiciária Federal, pelo Ministério Público Federal e pelo Poder Judiciário Federal, merece igual destaque que o desvio de recursos públicos, perpetrado através da realização de obras públicas superfaturadas, nunca antes, na curta existência democrática brasileira, atingiu o atual estágio.

Seja na inédita (e hiperbólica) dimensão dos valores desviados, seja na absoluta, surpreendente e, igualmente, inédita inutilidade das obras empreendidas, com o agravante da própria qualidade técnica duvidosa e altamente comprometedora das mesmas.

Se, no passado, era possível argumentar que, ao menos, as obras superfaturadas pela corrupção (endêmica e estrutural) ostentavam qualidade técnica e utilidade prática em sua destinação, caracterizando-se, inclusive e muitas vezes, como obras necessárias (ou, ao menos, úteis), - ainda que tal fato não subtraísse ou diminuísse a sua correspondente condenação legal e moral -, hoje a novidade repousa não somente no volume, intensidade e constância (e, em certo aspecto, banalização) da prática cotidiana de desviar recursos públicos, mas, sobretudo, na deplorável qualidade técnica das obras, que, em sua grande maioria, poderia simplesmente ser conceituada como voluptuária, posto que dolosamente destinadas ao simples embelezamento estético-arquitetônico, para nítidos fins de criminosa promoção político-eleitoral.

Esse é o novo e, de uma certa maneira, inovador legado da corrupção brasileira que passou a incorporar o terrível condão de destruir duplamente os frágeis pilares da novel democracia verde-amarela: por um lado, subtraindo da coletividade parcela substancial dos escassos recursos públicos; por outro, impondo à mesma monumentos representativos da mais completa inutilidade pratica, homenageando, em última análise, a exacerbação da própria imoralidade política em seu mais elevado grau.

Se, outrora, já causava indignação o uso (irônico ou não) do famoso bordão "rouba, mas faz" para caracterizar a gestão de alguns administradores e sua contumaz prática de superfaturamento em obras públicas, resta a grande dúvida de como nominar a nova geração de algozes do patrimônio público, com sua nova (e extraordinariamente cruel) forma de atuar em duplo desbenefício da sociedade brasileira: "rouba, não faz ou faz mal"?

* Reis Friede é Vice-Presidente do TRF/2ª Região.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves