Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O advento das novas religiões: Qual é a sua?

O advento das novas religiões: Qual é a sua?

08/12/2020 José Carlos Moraes

A cada dia em contato com as pessoas, recebemos sempre a seguinte audição: o tempo passa muito rápido, não dá tempo de fazer nada.

Através da história da humanidade, observa-se a evolução da espécie e os movimentos que surgiram ao longo do período, tais como: a reforma protestante, o iluminismo, revolução francesa, industrial e outros mais.

Toda esta emancipação, trouxe muito progresso, liberdade de pensamento e também, de esboçar as ideias a toda comunidade.

A mais célebre de todas foi o advento da internet, onde compartilhamos dados, informações e faz-se com que o conhecimento se multiplique de forma vertiginosa.

Com a religião não é diferente. A liberdade de manifestação da crença veio e trouxe na bagagem, a manifestação de ideias presente no intelecto das pessoas, no sentido do relacionamento com a Divindade.

Sempre relato que a religião tem o poder de reestruturar o ser humano, transformar a vida de um presidiário, por exemplo, e sem custo algum para o Estado; são os representantes destas religiões que se dirigem até as penitenciárias (capelão) para visitar aqueles que desejam esta transformação e almejam uma mudança de vida.

Os séculos XX e XXI relatam também o surgimento de muitas religiões com seus princípios, doutrinas, formas de pensamento, recuperação e transformação da vida de pessoas.

Pesquisando sobre este fato, eis que surge uma religião que possui princípios igualitários e que unifica algumas religiões em prol de um objetivo comum.

A Cao Dai (“Palácio Supremo” ou “Altar”), surgiu no Vietnã, em 1926, com o funcionário público Ngô Van Chiêu, o qual relatou seu contato com o Ser Supremo em uma sessão espírita.

“Por causa da própria multiplicidade das religiões, a humanidade não vive sempre em harmonia. É por isso que eu decidi unir todas as religiões em uma. Mensagem de Deus a Ngô Van Chiêu”. (O Livro das Religiões, pg 316).

Seus princípios são: o amor e a justiça são destinados a todos e seu objetivo final é ajudar a humanidade a escapar da tragédia da reencarnação, praticar a harmonia na terra, onde tudo constitui a base para a liberação espiritual.

Tudo é agraciado pelo Espírito de Deus e todas as pessoas encontram aqui refúgio. É uma religião do terceiro grande período de revelação e salvação, combina elementos da filosofia budista e confuciana, reverenciando os grandes profetas das grandes religiões do mundo.

Com estes elementos, o Cao Dai visa difundir a paz mundial e a perfeita harmonia entre os povos, algo tão necessário hoje em um mundo repleto de conflitos religiosos e não religiosos.

* José Carlos Moraes é mestre em Teologia, professor da área de Humanidades na Licenciatura em Ciências da Religião do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1 Comunicação



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves