Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Brasil e o seu lugar nas Olimpíadas

O Brasil e o seu lugar nas Olimpíadas

19/09/2016 Salomão Salum

Como os negócios estão surfando nesta onda olímpica?

O maior evento esportivo do mundo aconteceu, tendo como palco o Rio de Janeiro, que sempre teve uma ligação muito forte com esse universo: das bolas que rolam no Maracanã, às que empolgam no futvôlei em Ipanema.

E não acabou: ainda vão empolgar o público mundial, através das Paralimpíadas. O fato é que, cada vez mais, novos esportes são praticados em suas curvas, como a corrida que rodeia a lagoa ou as bikes, que ganham mais espaço pelos bairros da cidade.

Como, então, os negócios estão surfando nesta onda olímpica? Um evento desse porte fez e faz com que o Brasil se torne foco, não apenas permitindo que o mundo olhe para o País, mas também fazendo com que nós mesmos olhemos e busquemos para nosso dia a dia, histórias e inspirações para práticas mais saudáveis, em diferentes âmbitos: desde a gestão dos negócios, até mesmo enquanto profissionais, sem deixar de lado nossa relação com familiares e amigos.

Afinal, se os atletas conseguem se superar, porque não seguir seus passos? Toda essa atmosfera nos força, positivamente, a sair da zona de conforto, fazendo-nos encarar, não só os desafios internos como pessoas e também nação, mas também, os externos enquanto competidores num mundo cada vez mais globalizado.

E, desta forma, este é um evento que nos apresentou (e continua apresentando) as facetas quanto aos investimentos e dedicação de diferentes países para o segmento esportivo, e é aí que é possível perceber o quanto ainda temos gargalos e potencial para crescer e inovar.

Os brasileiros, em transposição de obstáculos diários, com vitórias e derrotas subsequentes, detêm muita determinação, sendo este o salto principal para que os avanços necessários, em diversas áreas, como infraestrutura, segurança, saúde e educação, sejam possíveis de alcançar, gerando um cenário de muitas oportunidades para o Brasil.

Nessa categoria, a chancela do "país do futebol" foi além. Anfitriões de mais de dez mil atletas das mais diversas modalidades de esportes - até mesmo as inseridas recentemente, como rugby e golfe -, com atletas consagrados em diferentes modalidades e as novas promessas (esperadas e surpreendentes), trilhamos novos caminhos e estamos escrevendo um capítulo olímpico para a nossa história.

Além do Rio de Janeiro, as cidades de São Paulo, Brasília, Manaus, Salvador e Belo Horizonte também emergeram, aumentando a base de apreciadores, com mais de 7 milhões de ingressos vendidos nas Olimpíadas e outros 1,5 milhão nas Paralimpíadas.

Cada obra no município, cada comércio local que se adequou ao espírito olímpico e cada movimentação realizada pelos turistas, sejam brasileiros ou estrangeiros, proporcionou - e ainda proporcionará - uma série de benefícios econômicos e culturais, potencializando esse clamor pelo esporte.

E, para este segmento, os negócios são ainda mais animadores, desde que não se perca o timing. Com a estratégia certa, é possível capitalizar o anseio dos brasileiros e estrangeiros, colocando à disposição de cada torcedor, os produtos e acessórios que estão sendo vistos nas pistas.

O consumidor, certamente, vai querer usar amanhã o que o atleta utilizou e/ou utilizará. De toda forma, marcas, distribuidores e lojistas devem estar preparados e com estratégias focadas em manter a forma após as competições, já que, no mundo dos negócios, a preparação e a manutenção também são salutares para diferenciar quem deve ocupar, nos próximos meses, o primeiro lugar ao pódio.

* Salomão Salum é graduado em administração pela FAAP atua no varejo há 20 anos e é sócio-diretor do Grupo Afeet.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves