Portal O Debate
Grupo WhatsApp


O Brasil está andando pra trás

O Brasil está andando pra trás

08/03/2016 J. A. Puppio

Em todos os sentidos e de todas as maneiras, não é apenas na economia que o Brasil está andando pra trás.

O Brasil está andando pra trás

Isso ocorre também na gestão pública, na educação, no nível de saúde, na qualidade de vida. Estamos parecendo caranguejo.

Na década de 60 e 70 o Brasil chegou quase a exterminar o “Aedes” e hoje o “Aedes” coloca o Brasil de joelhos. Além da queda do PIB – Produto Interno Bruto, sabemos que todos nossos índices estão em queda.

Tivemos nossa desclassificação de “bom pagador” por 3 das 4 agências de classificação. Mas o que o Brasil chegou ao topo foi na carga tributária e na taxa de juros, que de 2002 a 2015 dobraram de tamanho.

Como pode um país de dimensões continentais, o 5º em extensão maior do mundo, com uma população interna de 200 milhões conforme o IBGE, andar pra trás?

No mundo atual somente dois países andam pra trás, Cuba e Venezuela, sendo que Cuba em 1958 foi o maior produtor mundial de açúcar, hoje somente consome açúcar com a doação do Brasil, pois após os Castro dominarem Cuba é dependente da doação brasileira de açúcar.

A Venezuela que chegou a ser o 3º maior país produtor de petróleo, hoje depende de doações do Brasil para gerar os alimentos e remédios. Somente o mercado interno poderia ser o principal suporte da atividade econômica pois nossa população de 200 milhões seria o suficiente.

Ocorre que, o país sem liderança inteligente e vontade política, onde temos uma classe que somente visa o poder, ficando o povo sem opções, sendo que os dirigentes somente enxergam seus bolsos, se esquecendo da saúde, educação e outros, deixando o povo sem rumo e o “desemprego” como única alternativa.

Há alguns anos, chamou-se a atenção a carência mundial em madeira de lei e a abundância do solo brasileiro para suprir mundialmente esta commodity. Temos hoje mais de 8 milhões de km² de solo bom para plantio de madeira de lei e o mais importante não temos neve, vulcão, terremotos.

Temos sim 360 dias de sol por ano. Quando estudamos, vemos que a Alemanha, cuja extensão territorial e as condições climáticas são infinitamente menores e piores que no Brasil, hoje é a maior exportadora de madeira de lei e industrializada do mundo.

Quando sabemos disso ficamos com uma sensação de que existe alguma coisa muito “errada” com a classe política brasileira, que não sabe nada do comércio mundial.

O Brasil inteiro sabe que o Brasil possui aproximadamente 8,5 milhões de propriedades rurais com extensão acima de 20 alqueires; se o governo fizesse um pequeno esforço para que 10% destas propriedades produzissem madeira de lei (mogno) em 15 anos poderíamos ser um dos maiores exportadores de madeira de lei do mundo, o crescimento do nosso PIB poderia se duplicar se a coisa fosse bem feita.

Os países do hemisfério norte precisam de 40 anos para se ter a madeira de lei no ponto de corte, sendo que no Brasil somente necessita de 15 anos. Como exemplo podemos citar o preço de 1m³ de madeira de lei hoje vale US$3400,00.

Além de poder trazer um enorme desenvolvimento agrícola também traria um belo desenvolvimento no setor de manufaturados, com uma geração de empregos jamais vista no Brasil.

* J. A. Puppio é empresário, diretor presidente da Air Safety e autor do livro “Impossível é o que não se tentou”.



A responsabilidade dos adultos: o melhor presente

Um historiador disse certa vez que nossa relação com o tempo se dá em torno de dois campos: a experiência e a expectativa.


Muita tecnologia, pouca sabedoria

No dia 3 de setembro de 1989, o comandante Cezar Garcez pilotava o Boeing 737-200 da Varig, na rota São Paulo-Belém, com 48 passageiros e seis tripulantes.


A pandemia e a salvação nacional

A pandemia do coronavírus é mais um flagelo da humanidade.


A Covid-19 e o saneamento

A pandemia do novo coronavírus assusta o mundo pelos impactos na saúde, economia e no bem-estar social.


Cenários para o Brasil: isolamento vertical ou horizontal?

Nos últimos dias foi estabelecido um debate na sociedade brasileira entre duas opções de combate ao impacto do novo coronavírus no país.


Saiba como não entrar em desespero com as oscilações do mercado financeiro

A história demostra que crises passam e acabam beneficiando aqueles que mantêm a racionalidade no lugar da emoção.


O Diabo: o que foi e o que é

Certa noite de Outono, em amena conversa com familiar, este, declarou-me, parecendo sincero:


Liderança: o eterno desafio

A definição mais divulgada de liderança diz que liderar é a capacidade de influenciar e convencer pessoas.


Os requisitos da opinião

O ignorante tem opinião sobre tudo. O sábio, somente sobre o que ele conhece.


Entre a pandemia e o desemprego

A crise de saúde mundial provocada pelo novo coronavírus, agora assentada no Brasil, com um quadro de evolução severo, tem trazido pânico desmedido a toda população.


Enquanto uns choram, outros vendem lenços. Acima do preço.

“Vendedor acumula 17 mil garrafas de álcool em gel, mas não pode mais vendê-las”, diz a manchete do jornal.


O que podemos aprender com Tom Brady?

Qual o principal atributo de um verdadeiro líder?