Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O fundo do poço não está distante

O fundo do poço não está distante

23/08/2016 Benedicto Ismael Camargo Dutra

No século 21 vemos os efeitos das incoerências no preparo dos jovens.

Eles deveriam compreender a vida, o próprio corpo e o funcionamento do cérebro. O viver se tornou materialista. A tecnologia da informação criou uma falsa ideia de urgência induzindo os jovens a serem impacientes e a querer resultados imediatos com um click.

Tudo na vida tem de receber um perseverante preparo. Afastados do eu interior, muitos jovens se sentem esvaziados de conteúdo, não sabem o que querem, de onde vieram, para onde vão. Desiludidos com a vida, muitos caem no medo e ódio, nas drogas e revolta, na rebeldia radical.

Inconscientemente, sentem falta da consideração humana, uma atitude vinculada à humildade espiritual. Falta-lhes a compreensão do significado da vida. De onde ele vem o magnata Donald Trump, candidato a presidente dos Estados Unidos? Não faz parte do esquema? Moisés foi um líder espiritualista, mas atualmente os líderes são todos materialistas, o que eles poderão desencadear?

A humanidade foi jogada no poço da decadência e há pouco interesse em promover a elevação. Inércia e marasmo formaram-se com a desesperança das últimas décadas. Os palradores cativam a massa prometendo milagres irrealizáveis, pois a melhora depende do esforço sincero de cada um. A ciência do dinheiro tomou o lugar da economia política. O mercado financeiro distanciou-se da economia real. Abusos foram cometidos.

Como consertar? Juros baixos? Juros negativos? Flexibilidade monetária? E o câmbio, a produção, o emprego, o consumo, a educação, a qualidade de vida? São variáveis que precisam se fundir às novas teorias das finanças globais.

O câmbio não pode ser posto de lado, não pode ser algo favorecedor apenas das importações. O mundo carece de parâmetros estáveis, a moeda é um bem precioso e não pode ficar submetida aos caprichos da especulação oportunista.

No Brasil tudo tem sido mais difícil, pois só se pensa no curto prazo. A indústria não acompanhou a evolução, gosta de favores, não forçou o melhor preparo da população, e com isso enfrentamos o problema da falta de clareza mental e bom senso.

No entanto, pergunta-se, dá para competir com os asiáticos e com indústrias automatizadas? Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, “o País enfrenta a pior recessão desde que o PIB (Produto Interno Bruto) começou a ser medido, em 1901”.

As pessoas percebem que isso tudo é o resultado da imperícia dos gestores governamentais que gastam em função do imediatismo e deixam o passivo para a população; e também é consequência da falta de lideranças empresariais e de preparo da população para a vida.

Estamos em ano de eleições municipais. A figura de grande importância na administração pública é o prefeito, que deveria ser o administrador e o zelador da cidade. A maioria tem outros interesses e descuidam da população. O lixão a céu aberto é o grande resultado dessa incompetência e má fé.

Quem poderia listar essas prefeituras que não se esforçaram para resolver esse problema tão grave quanto o do saneamento? Cidades sujas e sem esgoto, desumanizando a paisagem. Multiplique a quantidade de pessoas pelo lixo e dejetos gerados, e veja se isso não é de extrema gravidade, requerendo soluções definitivas para o Brasil e para o planeta.

A natureza é sábia e ensina como arrancar o homem do fundo do poço. Pena que os homens estão surdos e cegos e não conseguem mais enxergar quanto se rebaixaram e quanto deveriam ter se elevado construindo de forma benéfica a paz e o progresso real com a força do espírito, do eu interior.

* Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira