Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O líder carismático

O líder carismático

03/10/2018 Eduardo Shinyashiki

O líder carismático reconhece e respeita as suas próprias convicções e as dos outros.

Provavelmente, você já conheceu uma pessoa fascinante, que tinha algo a mais, especial, difícil de decifrar. Alguém com uma capacidade inexplicável de deixar as pessoas melhor, de tocá-las com o próprio brilho e que ainda possuem uma força diferente que te faz perguntar: de onde vem esse fascínio?

Isso tem nome e se chama carisma, uma característica importante para o trabalho em equipe e que era predominante em grandes líderes da história como Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá e Betinho, que eram inspiradores, guias de multidões e que tinham a força do carisma agindo cada vez mais no interesse do grupo e transmitindo de forma inequívoca valores e ideais. Outro grande exemplo é o atual Papa Francisco, que já ganhou a simpatia dos fiéis e simpatizantes graças à sua figura carismática.

Olhando por eles, então, podemos identificar algumas qualidades que caracterizam suas ações. O elemento principal presente em quem tem carisma é a intenção verdadeira e honesta de inspirar, servir e se dedicar às pessoas, a um objetivo comum e ao interesse dos envolvidos. É a intenção autêntica de honrar e respeitar os outros, independentemente do cargo, que torna um líder magnético e carismático. É isso que faz com que sejamos atraídos por ele e que desperta o nosso interesse mesmo sem palavras, com a simples presença.

O líder carismático reconhece e respeita as suas próprias convicções e as dos outros, criando uma relação de reciprocidade e não de imposição, mantendo uma postura honesta e verdadeira. Ele também é um indivíduo centrado, presente e a empatia está em sua veia. Ele se coloca no lugar do próximo para compreendê-lo melhor, identificar as suas vontades, opiniões e motivações para assim poder flexibilizar os próprios comportamentos e atitudes.

Quem possui carisma faz elogios sinceros. Quando estamos verdadeiramente interessados e atentos aos outros e às suas qualidades, os elogios são sinceros e criam um relacionamento interpessoal positivo, necessário para construir confiança e fortalecer a autoestima nos interlocutores. Lembrando que não é a quantidade dos elogios que faz a diferença, mas a qualidade e intensidade.

É importante ressaltar que o carisma não é uma qualidade que alguns têm e outros não, mas é uma potencialidade que todos podem desenvolver para se tornarem inesquecíveis e encantadores, pois está fortemente ligada à força e ao poder da presença da pessoa. Ou seja, você também pode ser um líder carismático!

* Eduardo Shinyashiki é mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal e autor do livro “O Poder do Carisma – conquiste e influencie pessoas sendo você mesmo”.

Fonte: Agência Nina



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira