Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Líder da Consciência Empresarial Humanizada

O Líder da Consciência Empresarial Humanizada

26/10/2020 Efigenia Vieira

Iniciei este trabalho sem muita clareza sobre o tema “Quem são os nossos líderes no mundo novo?”.

O objetivo do texto era ressaltar homens e mulheres inspiradores, aqueles que marcaram a história e transformaram as realidades de nosso planeta, nações e pessoas.

Durante o processo de pesquisa, me deparei com inúmeros empreendedores e empresários de sucesso. Foi necessário se fazer uma análise minuciosa de líderes, empreendedores, empresários e pessoas de muitas expressões.

Também considerei importante identificar e expor as características que estas pessoas possuem em comum. Indivíduos que sabem intimamente que: “O único dia fácil foi ontem” (Lema do United States Navy SEALs). Com esta citação, me inspirei.

Líderes estão sempre repletos de desafios, inovações e coragem. Pesquisando sobre a etimologia das palavras, descobri o real significado de “transformação”.

A palavra “transformar” vem do latim transformare, ou seja, fazer mudar de forma ou de aspecto. Especificando ainda mais a palavra, temos: trans = através, formare = dar forma. Atitude importante e presente em vários líderes.

Outra relevante característica pode ser notada no filme "O Gladiador”. Tal atributo se mostra nítido e fundamental em contextos onde o jogo pode determinar a morte ou a vida de bravos guerreiros.

Durante a película, a temática que julguei mais importante foi o comportamento do personagem principal, que na luta pela vida, alinhou o seu propósito com os desígnios de outros guerreiros para que assim fosse alcançado o bem comum –  gerou engajamento em uma missão que não tinha mais volta.

Propósito, engajamento, missão e exemplo. O líder pelo exemplo constrói resultados estruturados, uma cultura sólida e confiança.

Possui comunicação transparente, criativa e que nem sempre se dá pela fala. No entanto, suas mensagens são assimiladas e percebidas com clareza.

Com estes elementos é possível traçar o perfil e evidenciar as características do “Líder da consciência empresarial humanizada”.

Este que também atua na era digital – ambiente permeado pela competitividade e por uma quantidade maluca de informações e detalhes.

Nossos líderes sempre estão acompanhados por “times de alta performance” em busca de melhorias e conquistas contínuas.

Em seu papel como líder, o tema desta redação, conduz pessoas unidas pelo mesmo ideal e que almejam ocupar o mesmo lugar em suas expectativas de liberdade, vida, família e comunidade.

A participação de todos é ativa. Líderes são independentes de cargos ou experiências. Sem rigidez, eles proporcionam um ambiente fluído e participativo. São abertos e construtores de novas experiências e soluções.

O “líder guerreiro” também trabalha junto, põe a face à mostra quando é preciso e abre espaço para novos comandos.

Um líder não tem pensamentos fixos ou preconceitos, pois a evolução nessa nova era é construída através de ciclos de experimentações e aprendizagens. Estas que devem ser contínuas e compartilhadas.

A inteligência emocional, a expertise digital e a consciência humanizada terão foco nas relações interpessoais provenientes de todos os tempos. As palavras de ordem agora são: disponibilidade, consciência humanizada e bem-estar para todos.

Todos que estão ou estarão nestes novos tempos, devem estar atentos a fornecedores ágeis e competentes, times flutuantes, entregas mutantes e clientes parceiros!

* Efigênia Vieira é headhunter e CEO da Upside Executive Search.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira