Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que é ser assertivo?

O que é ser assertivo?

14/05/2014 Aline Abreu, Caroline Greiner e Natália Araújo

Comportamentos assertivos contribuem para maior sensação de bem-estar e elevam a autoestima e a autoconfiança.

Muito se fala da importância de desenvolvermos comportamentos assertivos no nosso dia-a-dia, mas o que seria assertividade, e qual a sua influência no nosso cotidiano?

Na psicologia comportamental não dizemos que uma pessoa é assertiva ou inassertiva, falamos em comportamentos assertivos. Essa definição retira o rótulo e a caracterização de determinada pessoa como se “ela fosse assim”, “ela nasceu assim” e aumenta o poder de ação que as pessoas tem para desenvolver comportamentos assertivos.

A assertividade, então, pode ser descrita como comportamentos que produzem um desfecho agradável para pessoa ou evitam eventos aversivos, mas sem deixar de considerar como determinado comportamento atingirá o outro. Esse conceito reflete a expressão adequada das necessidade, sentimentos e pensamentos de um individuo, mas sem que esses comportamentos prejudiquem o próximo.

Saber colocar sua opinião, dizer “não”, elogiar as pessoas, aceitar críticas bem como criticar são alguns comportamentos considerados assertivos. No entanto, é importante lembrar que esses comportamentos devem ser funcionais no contexto em que são realizados. Sendo assim, não se deve tomar como máxima a ideia de que em todos os contextos é bom ser assertivo Por exemplo, expressar sua opinião, em muitas situações, é funcional. Porém nem sempre é a melhor opção sermos assertivos o tempo todo com um chefe, ou um desconhecido. O desafio é encontrar quais são os momentos onde a assertividade será a melhor opção de ação.

Saber comportar-se de maneira assertiva produz vários sentimentos positivos, como sensação de bem-estar, autoconfiança, autoestima, responsabilidade consigo mesmo e com o outro. Nesse sentido, pessoas que possuem ahabilidadede agir de forma assertiva costumam resolver problemas com maior facilidade, sentir-se a vontade com os outros e consigo mesmas e satisfeitas com a vida.

Portanto, é possível exercitar em pequenas coisas do seu dia-a-dia comportamentos mais assertivos. Expresse o que você pensa e o que você sente, escute a opinião dos outros, saiba elogiar e escutar criticas, saiba dizer “sim” e dizer “não”, reconheça seus próprios erros e acertos e saiba pedir ajuda quando precisar.

* Psicólogas da Link Psicologia



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves