Portal O Debate
Grupo WhatsApp


O que é ser assertivo?

O que é ser assertivo?

14/05/2014 Aline Abreu, Caroline Greiner e Natália Araújo

Comportamentos assertivos contribuem para maior sensação de bem-estar e elevam a autoestima e a autoconfiança.

Muito se fala da importância de desenvolvermos comportamentos assertivos no nosso dia-a-dia, mas o que seria assertividade, e qual a sua influência no nosso cotidiano?

Na psicologia comportamental não dizemos que uma pessoa é assertiva ou inassertiva, falamos em comportamentos assertivos. Essa definição retira o rótulo e a caracterização de determinada pessoa como se “ela fosse assim”, “ela nasceu assim” e aumenta o poder de ação que as pessoas tem para desenvolver comportamentos assertivos.

A assertividade, então, pode ser descrita como comportamentos que produzem um desfecho agradável para pessoa ou evitam eventos aversivos, mas sem deixar de considerar como determinado comportamento atingirá o outro. Esse conceito reflete a expressão adequada das necessidade, sentimentos e pensamentos de um individuo, mas sem que esses comportamentos prejudiquem o próximo.

Saber colocar sua opinião, dizer “não”, elogiar as pessoas, aceitar críticas bem como criticar são alguns comportamentos considerados assertivos. No entanto, é importante lembrar que esses comportamentos devem ser funcionais no contexto em que são realizados. Sendo assim, não se deve tomar como máxima a ideia de que em todos os contextos é bom ser assertivo Por exemplo, expressar sua opinião, em muitas situações, é funcional. Porém nem sempre é a melhor opção sermos assertivos o tempo todo com um chefe, ou um desconhecido. O desafio é encontrar quais são os momentos onde a assertividade será a melhor opção de ação.

Saber comportar-se de maneira assertiva produz vários sentimentos positivos, como sensação de bem-estar, autoconfiança, autoestima, responsabilidade consigo mesmo e com o outro. Nesse sentido, pessoas que possuem ahabilidadede agir de forma assertiva costumam resolver problemas com maior facilidade, sentir-se a vontade com os outros e consigo mesmas e satisfeitas com a vida.

Portanto, é possível exercitar em pequenas coisas do seu dia-a-dia comportamentos mais assertivos. Expresse o que você pensa e o que você sente, escute a opinião dos outros, saiba elogiar e escutar criticas, saiba dizer “sim” e dizer “não”, reconheça seus próprios erros e acertos e saiba pedir ajuda quando precisar.

* Psicólogas da Link Psicologia



Gestão pública é o caminho contra a corrupção

A corrupção é pré-requisito do desenvolvimento, já dizia Gunnar Myrdall, Prêmio Nobel de Economia, em 1974.


Quando a desinformação é menos tecnológica e mais cultural

Cenário é propício para o descrédito de pesquisas, dados, documentos e uma série de evidências de veracidade.


Igualdade como requisito de existência

Na última cerimônia de entrega do EMMY, o prêmio da TV Norte Americana, um ator negro foi premiado, fruto de reconhecimento praticamente unânime de seu trabalho.


Liderança é comunicação, conexão e confiança

Cada dia que passa, percebo que uma boa comunicação e liderança têm total relação com conexão.


“A educação é a arma mais poderosa…” mas para quem?

Tudo o que se cria ou se ensina no mundo tem dois lados. Geralmente as intenções são boas e as pessoas as tornam ruins.


“Golpe do Delivery”

Entregadores usam máquina de cartão para enganar consumidor.


A inclusão educacional e o mês das crianças

O tema da inclusão está na ordem do dia, dominando as agendas no mês das crianças.


A velha forma de fazer política não tem fim

Ser político no Brasil é um grande negócio, uma dádiva caída do céu, visto as grandes recompensas de toda a ordem obtidas pelos políticos.


Procedimento de segurança

“Havendo despressurização…”, anuncia a comissária, em tom calmo, aos ouvidos dos senhores passageiros daquele voo atrasado, sob a umidade e a monocromia do céu de quase inverno.


Envelhecimento: o tempo passa para todos

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já ouvimos a frase: “o tempo passa para todos”.


Os passos para encontrar a si mesmo e a Deus

Mar da Galileia, Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré, um lugar significativo de tantos milagres e narrativas do Evangelho.


A babá e o beijo

Se eu tinha dúvidas, agora não tenho mais.