Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O sentido da educação

O sentido da educação

28/07/2022 Valmor Bolan

A educação requer uma formação pessoal, capaz de fazer cada ser humano estar aberto à vida, procurando compreender o seu significado, especialmente na relação com o próximo.

Por isso, desde a Antiguidade é o meio pelo qual se busca o aperfeiçoamento das nossas potencialidades, a serviço também da comunidade em que se vive, pois é com a educação que se desenvolveram a boa ciência, as descobertas de melhorias que impactam na vida das pessoas.

Como explica Lorenzo Luzuriaga, em sua História da Educação e da Pedagogia, "a educação é componente tão fundamental da cultura quanto a ciência, a arte ou a literatura. Sem a educação não seria possível aquisição e transmissão da cultura, cultura sobrevive no espírito humano. Cultura sem educação seria cultura morta. E esta é também uma das funções essenciais da educação: fazer sobreviver a cultura através dos séculos". 

Mesmo em uma sociedade global multicultural, com um intercâmbio tão grande de culturas, devido às possibilidades abertas hoje com a internet, as trocas de informações não substituem a educação, que é um processo pessoal, de aquisição e transmissão de cultura, mas muito mais que isso, de crescimento pessoal, de sabedoria.

E isso requer não apenas técnica, mas convivência, por isso que as tecnologias hoje disponíveis continuarão sendo meios para ajudar no processo educacional, mas a educação provém também da experiência da vida, e é um processo permanente. Aprendemos a cada dia coisas novas, daí a importância da educação, em todas as fases da vida. 

As novas exigências do nosso tempo nos colocam diante de novos e grandes desafios, que certamente impactarão na educação.

Especialistas debatem o impacto desses desafios e buscam refletir os efeitos das mudanças que vêm ocorrendo, muitas delas cada vez mais rápidas.

"Nós estamos perdendo a nossa capacidade de pensar, imaginar e sentir", afirma Daner Honrich, doutor e mestre em Filosofia: "Não somos mais capazes de pensar, imaginar e sentir o outro na nossa existência. A capacidade merecer de pensar, imaginar e sentir se constitui pelo processo dialógico horizontal que passa e perpassa pelas instituições comunitárias, societárias e estatais e pelo diálogo consigo mesmo e com outro no processo utópico de uma sociedade mais decente para todos (não podemos deixar de pensar, imaginar e sentir conjuntamente)", pois que a educação exige de nós um relacionamento com o outro, que permita "pensar, imaginar e sentir" uma vida melhor para todos.

* Valmor Bolan é doutor em Sociologia e professor da Unisa.

Para mais informações sobre educação clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Análise de dados e a saúde dos colaboradores nas empresas

Como a análise de dados está ajudando empresas a melhorar a saúde dos colaboradores.


16 senadores suplentes, sem votos, gozam das benesses no Senado

Quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocar em votação Emenda Constitucional para acabar com a figura de SENADOR SUPLENTE?


Há tempos são os jovens que adoecem

Há alguns anos o Netflix lançou uma série chamada “Thirteen Reasons Why”, ou, em tradução livre, “As Treze Razões”.


Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.