Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O sono e o coração

O sono e o coração

21/02/2022 Letícia Rodrigues

O que muitas pessoas tratam apenas como um ronco incômodo pode ser, na verdade, a porta de entrada para o risco de um grande pesadelo para a saúde.

Existem diferentes razões para explicar o efeito sonoro provocado durante o repouso, mas quando o motivo é a apneia obstrutiva do sono (AOS), o quadro pode se agravar para doenças letais, como AVC e o infarto.

E o alerta serve para grande parte dos brasileiros. Estima-se que um terço da população sofra de apneia, mas que a mínima parcela desses brasileiros saiba que possui o problema.

O distúrbio é uma pequena parada respiratória, geralmente com duração de alguns segundos. Essa parada ocorre devido à obstrução das vias aéreas, interferindo também nos comandos do cérebro que controlam a respiração.

Isso porque comprometimento respiratório tem efeito direto no trabalho do coração, que funciona como uma bomba que leva oxigênio e nutrientes por todo o corpo através do sangue.

Por isso, é comum ver quadros de hipertensão, diabetes, AVC e parada cardiorrespiratória em pessoas que têm apneia do sono não tratada por um período prolongado.

Outro efeito devastador da apneia é a própria qualidade do sono. A saúde do sono exige que o repouso seja feito sem intervalos fragmentados, e com um tempo mínimo de duração para garantir o relaxamento.

Se uma pessoa não consegue alcançar um nível satisfatório de descanso, terá consequências no decorrer do dia, e ao longo do tempo poderá sofrer uma estafa que é ainda mais prejudicial à saúde.

E, como apontado, nos casos mais graves, a privação de um sono com qualidade pode chegar a provocar doenças cardiovasculares e até mesmo depressão e diabetes.

Além disso, é possível ocorrer perda de memória, dores no corpo, sonolência, irritabilidade, raciocínio lento e dificuldade de concentração.

A boa notícia é que existem tratamentos eficazes para a apneia, que ajudam a conter as paradas respiratórias que afetam diretamente o coração.

O principal deles é o CPAP, um aparelho que abastece o pulmão com ar pressurizado, utilizando um tubo e uma máscara que devem ser usados durante o repouso.

O equipamento evita o ronco e melhora a qualidade do sono, impactando também na saúde do coração e do corpo como um todo.

É de grande importância que a pessoa que sofre de apneia do sono, ou que ronca e/ou desconfia sobre o problema, recorra o quanto antes a ajuda profissional.

A partir de então o paciente irá realizar exames que dão o diagnóstico preciso do nível de apneia para que o profissional possa indicar o melhor tratamento.

E o papel do fisioterapeuta nesse processo está no auxílio da escolha do melhor modelo e na adaptação do CPAP, para que tenha os melhores efeitos durante o sono.

Paralelamente ao tratamento da apneia, é importante manter certos hábitos que favoreçam a saúde do sono.

Manter o quarto escuro e silencioso, evitar as telas pelo menos uma hora antes de dormir, manter uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis também podem ajudar a melhorar o repouso e, consequentemente, o coração.

* Letícia Rodrigues é fisioterapeuta especialista de produtos da Cmos Drake, empresa fabricante de equipamentos médicos há mais de 30 anos.

Para mais informações sobre apneia clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.