Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os avanços tecnológicos e as perspectivas para profissionais da área tributária

Os avanços tecnológicos e as perspectivas para profissionais da área tributária

07/04/2024 Fernando Silvestre

Não é de hoje que a transformação digital vem impactando diversas profissões.

Porém, há momentos em que novas tecnologias parecem proporcionar um salto repentino, trazendo novas reflexões e perspectivas para o futuro.

O mais recente exemplo disso foi a disseminação do uso da Inteligência Artificial Generativa, que promete revolucionar praticamente todos os setores.

Neste cenário, profissionais da área tributária se veem diante da perspectiva de mudanças e de novos desafios em um futuro cada vez mais digital.

Mas quais estratégias seguir para fazer parte desta nova jornada que se desenha no horizonte? Como se manter relevante e afiado diante da acelerada atualização de ferramentas e soluções?

A resposta para estas perguntas passa por diversas questões que quero abordar a seguir, mas que no geral podem acabar sendo mais simples do que se imagina, ainda que possam exigir novas formas de olhar para processos e aprendizados.

Para começar, antes mesmo de se pensar nas novidades digitais, é preciso atenção a um aspecto básico: a necessidade de conhecer profundamente sua área de atuação.

Transitar em uma realidade em constante transformação é sempre desafiador, mas isso se torna menos complexo quando se tem uma base sólida de conhecimento sobre o negócio no qual se atua.

Estes fundamentos sempre ajudam a nos guiar no labirinto de inovações, mostrando quais realmente podem impactar nosso dia a dia e como se adaptar a elas de forma rápida.

Assim, estar preparado para o futuro da área tributária e fiscal começa pelo entendimento de como a tecnologia vem permitindo uma mudança de perspectiva.

Cada vez mais, o setor tributário se aproxima do financeiro a partir de um posicionamento cujo foco passa a ser menos de apuração e mais de conciliação.

Esta é uma oportunidade para que os profissionais da área ganhem mais protagonismo, desempenhando um papel de análise estratégica de dados fiscais, por exemplo.

Este novo entendimento de como gerar valor se alinha com as transformações pelas quais muitas atividades estão passando.

Por exemplo: mesmo antes da IA Generativa surgir com suas infinitas possibilidades, a automação em diversos níveis e processos já era uma realidade próxima da área tributária.

Acontece que ao transferir tarefas repetitivas para ferramentas digitais, ganha-se maior disponibilidade para cuidar de questões mais relevantes e estratégicas.

Neste contexto, os profissionais passam a ser avaliados não apenas pelo seu profundo conhecimento técnico sobre o sistema fiscal e tributário, mas também por outras qualidades, que são as chamadas soft skills.

Aqui estamos falando do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades como comunicação, gestão de pessoas e de conflitos, inteligência emocional, visão de negócios, curiosidade e interesse para um aprendizado contínuo, entre outras.

Em outras palavras, deve-se entender que estamos na transição de um modelo de tarefas repetitivas para um modelo de gestão dessas demandas e isso sempre exige um fluxo de comunicação e relacionamento entre equipes para que se tenha máxima eficiência. Por isso as soft skills passarão a ser ainda mais valorizadas.

Por fim, é dentro da chave do constante aprendizado que chegamos a um ponto incontornável: é preciso se familiarizar com inovações e dominar os recursos trazidos pela inteligência artificial.

Nenhuma ferramenta digital substitui a gestão humana e este é o fato mais importante a se levar em conta. O futuro da área tributária está na mesma esteira do futuro da tecnologia e os profissionais capazes de fazer a gestão adequada e eficiente desses recursos é que serão os maiores destaques.

É necessário, portanto, olhar para as soluções digitais como aliadas em uma performance de alto nível. Elas podem trazer automação, redução da carga de trabalho manual, mitigação de erros, agilidade, eficiência e visão mais ampla de oportunidades.

Mas continuam demandando o olhar e a gestão do bom profissional para que sejam capazes de entregar tudo que prometem.

* Fernando Silvestre é Diretor de Operações da Blend IT.

Para mais informações sobre área tributária clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Intelligenzia



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques