Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os desafios da tecnologia na gestão pública e contábil

Os desafios da tecnologia na gestão pública e contábil

08/11/2022 Helbert Lopes de Macedo

A tecnologia não é apenas uma opção para o setor público, é uma necessidade legítima que se impõe aos processos da administração pública e que requer do gestor atualização constante e melhor adaptação.

Quando se trata da gestão dos recursos públicos, por exemplo, um bom sistema de informações deve ser o suporte dos registros contábeis e administrativos, com o objetivo de garantir maior transparência e domínio ao patrimônio público.

Atualmente, o que se percebe no setor público é que o uso da tecnologia está proporcionando cada vez mais a redução de custos, o aumento de produtividade, a abertura de novos negócios e o aumento da eficiência em vários setores.

Por isso, não resta dúvida que a tecnologia tem um impacto positivo e indispensável para a gestão pública melhorando consideravelmente a rotina dos servidores permitindo que documentos e processos corram de forma mais rápida e dentro do prazo.

Em um período em que as instituições públicas se percebem com o desafio de resgatar a sua credibilidade diante da sociedade, a tecnologia e a transparência são os grandes pilares para que os governos possam fazer a diferença na vida dos cidadãos.

O que está faltando é unificar todos os serviços e ferramentas oferecendo tanto para a população como para os gestores e agentes públicos, formas simples, práticas e sólidas, para que a máquina pública seja um cenário único.

Em todo setor seja público ou privado é indispensável ter um departamento contábil que entenda da gestão financeira. O que muitas pessoas não sabem é que o papel do contador vai além do auxílio prestado no pagamento de impostos.

A atuação desse profissional está diretamente relacionada à criação de uma visão estratégica com foco em resultados.

A contabilidade pública, “é um dos ramos mais complexos da ciência contábil, e tem por objetivo captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias, financeiras, patrimoniais” das entidades públicas (Kohama, 2000, p.50).

As informações contábeis são de muita importância para a gestão pública municipal, pois através delas é possível prestar esclarecimentos à sociedade e ainda estabelecer parâmetros de melhorias para o município.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, lista o posicionamento de estados, capitais e municípios do Brasil de acordo com os dados fiscais e contábeis encaminhados ao Siconfi.

* Helbert Lopes de Macedo é Contador/Administrador, CEO da HLH Assessoria e Consultoria Ltda.

Para mais informações sobre tecnologia clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira