Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Para onde caminham os empregos e as profissões

Para onde caminham os empregos e as profissões

08/11/2018 Elton Ivan Schneider

O profissional do futuro deve desenvolver diversos aspectos.

Para onde caminham os empregos e as profissões

É difícil aceitar que nossos empregos e profissões, da forma com que conhecemos hoje, estão com os dias contados. O assunto envolve sentimentos e emoções profundas, pois ocupações com as quais convivemos diariamente serão impactadas de forma direta e transformadas pelo uso intensivo de tecnologias. Isso independe do nível educacional exigido, pois desde frentistas, caixas de supermercado e cobradores de ônibus até pilotos de avião, anestesistas, engenheiros e advogados sentirão na pele as transformações.

Muitas profissões serão extintas e outras serão reinventadas com novos nomes, formatos, recursos e funcionalidades. Sendo assim, um conselho: acalme-se! Não rasgue seu diploma nem sua carteira de trabalho, pois suas experiências ainda serão proveitosas. O fato é que você precisará de uma reengenharia profissional.

O profissional do futuro deve desenvolver diversos aspectos. Precisa dominar as tecnologias, cada vez mais necessárias para automação de processos, mas também deve ter desenvoltura para lidar com pessoas e trabalhar em equipe. A integração de pessoas, processos, sistemas e negócios compõem o que chamamos de integração estratégica. Além disso, é importante ter liderança, visão de futuro e pensamento criativo.

Em 2019, já será possível seguir carreiras diferenciadas, desenvolvendo as características supracitadas. Algumas vocações que se tornarão comuns:

a - Se você procura por profissões mais técnicas: bioinformacionista, engenheiro-hospitalar, arquiteto e engenheiro 3D, gestor de resíduos, analista de reciclagem, especialista em energias renováveis ou energias alternativas, fazendeiro vertical, Bring Your Own IT Facilitator, gestor de ecorrelações e advogado tributário.

b - Se você gosta de lidar com pessoas: coach pessoal, coach físico ou coach financeiro, especialista em simplicidade, gestor de qualidade de vida, especialista em geração de novas experiências de vida, especialista em home office, profissionais de saúde mental, conselheiro de aposentadoria, gerente de relações éticas, consultor de imagem, cuidador de pessoas, gerente de herança.

c - Se você gosta de profissões voltadas às redes sociais: profissional de marketing digital, especulador de moedas alternativas (bitcoin), alfaiate digital, corretor de dados pessoais, influenciador digital, assessor de criadores de conteúdo, analista de Big Data, gestor de comunidades.

d - Se você deseja trabalhar com tecnologia da informação: hacker genético, técnico em telemedicina, detetive de dados, perito forense digital, condutor de drones, gerente de desenvolvimento de inteligências artificiais, técnico de cuidados assistidos por inteligências artificiais, analista de cidades cibernéticas, diretor de portfólio genômico, inspetor de rodovias, oficial de diversidade genética, desenvolvedor de dispositivos vestíveis e instaladores domésticos especialistas em tecnologia.

Todas essas profissões ainda não são consagradas ou profissionais, mas estão se consolidando como áreas promissoras para o desenvolvimento de novas competências. Os cursos de graduação específicos para quem quer atuar nessas áreas já estão se adaptando para as novas demandas, por exemplo os cursos de Marketing Digital e Gestão da Tecnologia da Informação, ofertados pelo Centro Universitário Internacional Uninter.

* Elton Ivan Schneider é diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves