Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pequeno tratado de amor à verdade

Pequeno tratado de amor à verdade

22/10/2023 Lara Brenner

A vida intelectual, de Antonin-Dalmace Sertillanges, é um pequeno tratado de amor à verdade e, por isso mesmo, reeditar este livro hoje é um escândalo.

Se o sacerdote, ao lançar a obra em plena França de 1921, já ultrajou milhares de estultos que se consideravam sérios, imagine-se como os “intelectuais” de hoje considerarão afrontosas tais declarações, afinal ele explica um intelectual como quem pretende fazer do estudo e da produção letrada a sua própria vida.

Entre todos os atributos os quais confere a essa espécie, não há uma única menção aos prestigiosos bancos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Não há nenhuma demonstração de amor pela cátedra — nem de desdém. Simplesmente não há nada.

O mero fato de não atrelar os “intelectuais” à universidade já é certamente um ultraje para a maior parte dos que se entendem detentores desse título.

Nosso escritor assume o que teimamos esconder: a verdade pode vir de qualquer lado, do ser humano mais prestigiado ao mais marginalizado, do livro mais ovacionado ao mais menosprezado —, e o intelectual, sedento por alcançá-la, não se importará com sua origem.

Já que “especialistas” catedráticos são cada vez mais vistos como a fonte suprema do saber, a defesa dessa “mente ampla”, apreciadora da realidade inteira, não apenas de fatias – parece um continho de fadas.

Em suas palavras: “Toda ciência cultivada isoladamente não é somente imperfeita, mas oferece perigos conhecidos por todos os homens sensatos. As matemáticas isoladas falseiam o juízo, habituando-o a um rigor que nenhuma outra ciência permite e muito menos o permite a vida real”.

Portanto, cada ciência, se tomada sozinha, deixa seu detentor flutuando, sem a menor ideia do contexto no qual se insere, daí o perigo de ele chegar a conclusões presunçosas sobre si e sobre o mundo.

Enfim, Sertillanges desmorona vários pilares pressupostos a um erudito moderno, mas vale dizer que o principal deles está presente em toda a obra: o espírito reto deve olhar para Deus, afinal a realidade é uma revelação de seu poder.

Para o sacerdote — e para os cristãos —, o conhecimento não está separado das raízes, e só é possível encontrá-las no Criador de tudo o que se pretende estudar.

* Lara Brenner é professora de Língua Portuguesa, advogada licenciada e prefaciadora do livro A vida intelectual (Edipro, 2023), de Antonin-Dalmace Sertillanges.

Para mais informações sobre intelectual clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira