Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Perguntas corretas. Respostas nem tanto…

Perguntas corretas. Respostas nem tanto…

01/03/2010 Evelyn Papalardo

Dizer que uma área é crítica dentro da organização - considerando apenas se ela gera receita ou não - é insuficiente para definir como o negócio deve ser contingenciado.

Quando incidentes como alagamentos, enchentes ou greves acontecem, conseguimos identificar com facilidade os impactos no nosso dia a dia: demoramos mais para chegar ao trabalho, ou às nossas casas, ficamos impossibilitados de pagar nossas contas, de transitar livremente para qualquer região da cidade, etc. Mas e em nossas empresas, nós sabemos quais foram os impactos? Você já mensurou quais seriam as consequências caso algum evento não-programado impedisse os negócios de funcionarem normalmente?

Analisar o Impacto no Negócio (BIA – Business Impact Analysis) deve ir além dos parâmetros econômicos. Uma empresa é formada por processos que precisam ser executados para que o negócio alcance seus objetivos mais primários. Esses processos são totalmente dependentes entre si e - dizer que uma área é crítica para a organização considerando apenas se ela gera receita ou não -, é insuficiente para definir como o negócio deve ser contingenciado. Há muito mais a ser visto e compreendido.

Não basta saber qual sistema é utilizado em um processo. Dessa forma, é difícil vinculá-lo ao nível de criticidade correto. Ou mesmo assumir como verdade absoluta a percepção que a área de TI tem de cada processo. Precisamos saber o nível de necessidade das informações deste sistema em relação aos processos ou em relação às áreas de negócio. Pois, sem esses dados, a empresa poderá se equivocar ao definir em sua estrutura qual processo ou área necessita de contingência e, portanto quais sistemas devem ser contingenciados (DR-Site).

Conhecer as demandas da empresa com esta profundidade de detalhes permite também aprimorar as estratégias de backup, replicação e contingenciamento de dados. Esta análise não pode ser subjetiva, com base nas percepções dos Gestores das Áreas ou dos Processos. Apesar de eles serem peças vitais para a análise, as perguntas certas devem ser feitas para que a resposta mais coerente e realista seja dada.

O grande segredo está em como definimos o que é crítico. Uma boa Análise de Impacto no Negócio exige um planejamento prévio detalhado, que deve ser baseado em métricas ligadas ao negócio, específicas para cada processo. Um plano de contingência estruturado a partir de opiniões subjetivas ou “achismos” resulta em investimento em vão. Muitas vezes é justamente este tipo de visão distorcida que inviabiliza as plantas de contingência. Por isto uma Análise de Impacto no Negócio (BIA – Business Impact Analysis) é imprescindível, pois, ela é o instrumento que auxiliará a alta direção em suas decisões e justificará o investimento em sua Estratégia de Continuidade do Negócio.

* Evelyn Papalardo é consultora da Sion People Center



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves