Portal O Debate
Grupo WhatsApp

PIB brasileiro resiste à pandemia

PIB brasileiro resiste à pandemia

18/05/2021 Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

As principais agências que acompanham o comportamento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro elevaram de 3,2% em abril para 3,8% atualmente expectativa de crescimento da economia brasileira em 2021.

Isso porque, segundo constataram, o isolamento e suspensão  das atividades econômicas foram menores que o previsto diante do recrudescimento das infecções e mortes pela Covid-19, registrada no início do ano e ainda presente em todo o país.

A observação é que diferentes variáveis contribuíram para a melhora do índice, que retira o país da rota da recessão.

As principais delas são que os empresários não aderiram facilmente como no ano passado (quando pensavam que seria por pouco tempo) à paralisação de seus negócios, e os trabalhadores também foram à luta, premidos pela falta de meios para sustento de suas famílias.

Em suma: os cultores do “fecha tudo”, mesmo os com poder de decisão, foram menos ouvidos e muitas vezes desobedecidos.

Louve-se o poder da economia brasileira que, mesmo com um problema como a pandemia – que além dela própria ainda tem como agravante a falta de entendimento entre os diferentes níveis institucionais – continua apresentando resultados positivos.

É preciso que todos cumpram com suas obrigações sem interferir em seara alheia. Sabe-se que o comércio e os serviços – grandes prejudicados nas quarentenas e lockdowns - estão cada dia mais recalcitrantes às teses de restringir atividades.

De forma responsável e civilizada, aceitam os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias, mas não querem ouvir falar de fechar as portas temporariamente, pois a falta de produção e renda pode levar ao fechamento definitivo, como já aconteceu com milhares de negócios de todos os tamanhos.

Apesar da cultura da sinistrose que alguns setores ainda tentam manter, procurando fazer crer ser a pandemia mais grave do que realmente é, já se encontra até os arautos do caos cedendo em suas falas, pois os números – apesar de ainda altos – apontam para a retração da crise sanitária.

É preciso que os governos e seus operadores cumpram suas obrigações de vacinar a população e prover o parque ambulatorial e hospitalar dos recursos para atender os já adoecidos e os que ainda vierem a contrair a Covid-19.

E a população, mesmo os já vacinados e com prazo de efeito da droga obtido, manter os cuidados básicos com máscara, lavagem das mãos e distanciamento pessoal.

Nos Estados Unidos, que já vacinaram com as duas doses 30% da população, ocorre a suspensão do uso de máscara e a possibilidade de aglomerações entre os vacinados.

Até Nova York, que teve índices gravíssimos de perdas na pandemia, prevê a reabertura total em 1º de julho.

No Brasil ainda somos 38,5 milhões de vacinados (18,3% da população), mas só 19 milhões deles (pouco mais de 9%) com as duas doses.

Apesar do número modesto já se verifica a redução da pandemia que, no entanto, ainda é preocupante, principalmente pelas novas cepas do vírus. Algumas cidades, com situações específicas, ainda recorrem ao lockdown.

Espera-se que todas as providências sejam tomadas, a vacinação siga com a maior velocidade possível para, dentro em breve, podermos voltar à normalidade.

Consola-nos saber do bom comportamento da Economia e, principalmente, da força de seus operadores para mantê-la ativa e produtiva.

Que todos tenham o devido discernimento para ajudar na recuperação e não comprometer o que ainda funciona e tem mantido em pé este país…

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

Para mais informações sobre economia clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves