Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Planeje os custos para as férias e tenha um descanso tranquilo

Planeje os custos para as férias e tenha um descanso tranquilo

28/11/2013 Mauro Calil

Após um ano de muita correria com o trabalho, família e estudos, o que mais desejamos é ter um tempo de descanso, se possível em um local que atenda nossos desejos.

E com a proximidade do final do ano, muitos elementos contribuem para a tão esperada pausa na rotina. A lista de benefícios que temos é ampla e podemos iniciar com a chegada do 13º salário, as férias escolares e a família reunida para as festas de Natal e Ano Novo.

Mas como aproveitar esse período se sabemos que em janeiro temos uma infinidade de obrigações que não podemos fugir: IPTU, IPVA, material e uniforme escolar para as crianças, fatura do cartão de crédito, seguro do automóvel e residencial... , uma lista interminável que vai contra qualquer pretensão de descanso. Entretanto, não desanime. É possível passar por tudo isso e aproveitar as férias de fim de ano, basta que tudo seja planejado e o seu sonho seja adequado a sua realidade, de forma que você e toda sua família sejam beneficiados.

Caso você não tenha fechado um pacote de férias com antecedência para garantir os descontos oferecidos pelo mercado, será necessário repensar como aproveitar esse período sem contrair uma dívida que consuma grande parte do salário, ou de algum dinheiro que já esteja investido, por exemplo. Se seguirmos um planejamento básico, podemos ter descanso, começar o ano bem cheio de histórias pra contar e com o orçamento equilibrado.

Se o período de férias for para toda a família, é bom optar pelos hotéis e pousadas que oferecem algum tipo de benefício, como algum desconto em passeios ou acrescentar um dia a mais de hospedagem gratuito. Para quem for aproveitar as férias sozinho, a dica é a mesma, vale sempre a pena comparar os valores e o que cada destino oferece e como adequá-lo ao orçamento. Procure destinos em que possa se deslocar facilmente, nesse caso o viajante pode fazer algum passeio que não estava no roteiro e diminuir os gastos com transporte.

Com a alimentação vale o mesmo caminho. Caso as opções oferecidas nos hotéis ou pousadas possuam um custo elevado, é aconselhável buscar locais diferentes que, além de oferecer uma boa alimentação, tenham preços mais competitivos. Faça atividades diferentes, como por exemplo, conhecer um parque público, centros culturais etc. Geralmente, esses locais oferecem vantagens para grupos maiores de visitantes. E por último, tenha cuidado na hora de comprar as lembrancinhas.

Se for presentear alguém em seu retorno, pense na utilidade do presente para quem irá recebê-lo, pois corre-se o risco de comprar algo desnecessário. Invista nas fotos e lembre-se que as melhores lembranças que podemos levar das férias são as histórias e experiências vividas nesse tempo. Se os cuidados mínimos forem seguidos, seu descanso será garantido e seu dinheiro poderá ser reinvestido para o próximo ano, e você poderá desde já planejar as próximas férias em um local melhor, com mais e melhores vantagens.

*Mauro Calil é palestrante, educador financeiro, autor dos livros "Separe uma verba para ser feliz" e "A receita do bolo", e ex- gerente geral do Instituto Nacional dos Investidores (INI).



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves