Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pós-Pandora

Pós-Pandora

27/02/2018 Valdemir Pires

Houve um tempo, recente, em que ser de direita e ser burro era vexaminoso.

Nesse tempo, ser de direita e ser burro eram comportamentos quase idênticos. Então, fosse alguém burro, ficava na sua; fosse de direita, mantinha-se mordendo a língua. Se alguém defendesse a ditadura, não era rotulado de direita, mas, com toda segurança e eficácia, de imbecil.

Naquele tempo, o mundo caminhava para a fração de centro-esquerda do espectro ideológico: entendia-se que o socialismo privava o indivíduo de liberdade e o capitalismo reduzia, para a imensa maioria, a possibilidade de trabalhar para viver, e não o contrário.

Conquistara terreno, então, a ideia de que o meio termo cairia bem a todos: o governo buscaria o bem-estar social com suas políticas bancadas com tributação progressiva, sem atrapalhar a iniciativa privada e mantendo praticamente intactas as liberdades.

Os defensores dos extremos seguiam debatendo entre si, com ideias bem interessantes – ideias, sobretudo, inclusive de uma direita que se pode chamar de civilizada (liberal, tendente ao centro). O grande dilema estava em saber até que ponto pode ir o egoísmo, e quais os obstáculos ao altruísmo, por um lado, e ao oportunismo, por outro.

Naquele tempo, tornar pública a opinião era custoso: era necessário falar e/ou escrever bem, com algum conteúdo, com respaldo em ideias acumuladas pela Humanidade, pois tornar pública uma postura, além de custoso, passava por diversos crivos. Ao contrário do que acontece hoje, quando os canais de expressão são livres de barreiras e acessíveis a um custo baixíssimo.

A impressão que se tem é que a internet terminou sendo a chave que abriu caixa de Pandora moderna (ou pós-moderna? ou pós-verdade?): dela emergiu uma quantidade infinita de línguas e penas, inundando o mundo com sua imundície pegajosa, odienta, prepotente porque seus donos, pela primeira vez, conforme tão bem disse Humberto Eco e repetiu Henrique Vila-Matas, se organizaram, constituindo o maior bando de bárbaros de que se tem notícia, movendo-se com uma velocidade que nunca se viu.

Enquanto a idiotice, a cretinice, a estupidez e assemelhados atributos se disseminam com uma facilidade incrível, a superexploração e a especulação financeira de grande monta (de que os aplicadores financeiros de classe média, orgulhosamente, acham que participam botando a juros miúdos suas parcas economias), também potencializada pelos canais globais e velozes oferecidos pela internet, faz seus estragos, concentrando a riqueza e a renda e transformando em verdadeiros escravos urbano-industriais vastos contingentes da humanidade.

A História tem dessas: prega peças. Quando, na trajetória da humanidade, houve tamanhas possibilidades de aprendizado, barato, para tanta gente, ao mesmo tempo, junto com tantos ignorantes que não se dignam a fazer uso de uma fração do conhecimento acumulado, contentando-se em formar opinião a partir de fragmentos mal-ajambrados, ministrados a conta-gotas por meios de comunicação de massas oportunistas?

Quando, desde que o mundo é mundo, a produtividade foi tão elevada (a ponto de ser possível vida digna a tanta gente) e a fome grassou tão escandalosamente?

* Valdemir Pires é economista, professor e pesquisador da Unesp.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves