Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Projeto de Carreira – Um roteiro de vida consciente

Projeto de Carreira – Um roteiro de vida consciente

16/08/2010 Marizete Furbino

“É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado” (Anthony Robbins). Nesta era da globalização, era marcada por demasiada competitividade, mudanças e incertezas, torna-se imprescindível que cada profissional elabore e mantenha sempre atualizado o seu projeto de carreira.

O projeto de carreira contribuirá para que o profissional não apenas sobreviva neste mercado altamente competitivo, mas contribuirá e muito para que este profissional alcance desenvolvimento e crescimento em sua carreira, garantindo assim, sua empregabilidade, impedindo-o de correr o risco não só da estagnação, mas também o impedindo de ser pisoteado no mercado, evitando assim, a sua expulsão.

O maior responsável, pela elaboração deste projeto de carreira, é você profissional. Ninguém fará isso por você. Apenas você saberá quais são os seus anseios, necessidades, objetivos, desejos e aonde quer chegar.

Este projeto de carreira deverá ser elaborado com muita atenção, pois será o seu projeto de vida profissional; por isso é imprescindível que você profissional faça uma bem feita auto-análise.  A auto-análise é uma ferramenta valiosa para o seu autoconhecimento, essencial para que ocorra o desenvolvimento e o crescimento.

A elaboração de um projeto de carreira implica na relação de pensar e repensar o passado, o presente, bem como o futuro de forma cautelosa. É o exercício do pensar e do repensar quanto ao profissional que você é e o profissional que você deseja ser. É preciso que você coloque no papel quais são os seus anseios, objetivos, metas, habilidades, competências, atitudes, comportamentos e conhecimentos. É preciso também, reconhecer quais são seus pontos fracos e fortes, quais estratégias traçar para transformar seus pontos fracos em fortes e melhorar. Enfim, quais medidas tomar para investir em você, quando, como e onde. Para facilitar, trace um cronograma. No projeto de carreira deve ficar claro para você quais providências cabíveis tomar para que você concretize seu plano e alcance o retorno esperado.

Ter bom senso, ser flexível e realista é de fundamental importância quando da elaboração de um projeto de carreira, mas não se pode esquecer que, todo e qualquer profissional deve sonhar, pois, o sonho irá impulsioná-lo à ação, propiciando assim o seu desenvolvimento e crescimento profissional.

É de suma importância lembrar que este projeto de carreira é um roteiro que irá contribuir e muito para o desenvolvimento e crescimento do profissional, uma vez que terá suas metas escritas e de forma clara e definida; portanto, deverá ser monitorado sistematicamente, reformulado e atualizado, e o profissional deverá ficar sempre atento quanto às metas almejadas e persegui-las sempre, para assim, obter êxito quanto às ações traçadas.

Lembre-se sempre que, o projeto de carreira terá a sua “cara”; portanto, além de anseios, desejos, metas e objetivos, estarão imbricados no mesmo, seus princípios e valores, bem como sua conduta ética. É imprescindível ter em mente que comportamento e atitude são cruciais em sua carreira profissional, uma vez que podem influenciar de forma negativa e/ou positiva na mesma. E isto merece toda atenção especial. Torna-se necessário repensar sobre suas atitudes, além dos seus comportamentos, realizando a reeducação, para evitar futuros dissabores em sua carreira profissional, o que poderá comprometer todo o seu projeto.

Talvez, ao final de seu plano, você até se surpreenda, como por exemplo, você poderá concluir que, para alcançar o que espera, deverá migrar de um departamento para outro, de um cargo para outro e/ou até de uma empresa para outra, e então, torna-se necessário fazer o seu currículo e enviá-lo às empresas - alvo, para assim, viabilizar a concretização de seu plano.

É importante lembrar que é através do projeto de carreira que o profissional irá enxergar as oportunidades e que este é de grande valia, pois, além de contribuir no que tange a reestruturação da vida profissional do mesmo impulsionando-a para melhor, irá contribui também para que este profissional faça o diferencial no mercado.

É importante também lembrar que o seu caminho e a forma de caminhar, é sempre você quem define. Portanto, saber aonde quer chegar e como fazer para alcançar o resultado esperado, é de fundamental importância para qualquer profissional que hoje se encontra neste mercado globalizado e competitivo.

É importante conscientizar-se que a carreira é o seu maior bem, e que, quem é o maior interessado em sua carreira é você mesmo; assim, cuidar de sua carreira passa a ser mais do que uma obrigação, passa a ser um dever, e esta responsabilidade é inteiramente sua.

* Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG - e-mail: [email protected]



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira