Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quarenta anos!

Quarenta anos!

03/04/2023 Antônio Marcos Ferreira

Reflexão por ocasião da comemoração dos 40 anos de formados.

O que separa a farra com picadinhos de cartões de computadores no ginásio do Minas e esta celebração festiva na casa do Batata e Thêmis?

O que separa os cabelos encaracolados e as bolsas tiracolo do tempo da ditadura, dos cabelos brancos ou ausentes nas nossas cabeças maduras?

Aprendemos na escola sobre correntes e tensões, potência e energia. Na vida, aprendemos que tudo isso só tem sentido se usados para melhorar as relações e a vida de todos.

Lá aprendemos a importância de cada equipamento do painel para controlar o funcionamento dos motores, usinas e indústrias; Aqui, compreendemos que somos nós, muito mais que os equipamentos, fundamentais para o desencadear da vida.

Ontem, importava muito a boa coordenação de relés, disjuntores e transformadores; Hoje sabemos que é a coordenação das nossas relações que podem facilitar e transformar a nossa vida;

Um dia, a volúpia e a esperança no futuro; Hoje, a serenidade e o olhar tranquilo a relembrar o passado.

Ontem, famílias sendo construídas nos sonhos latentes da juventude; Hoje, a alegria madura de curtir tantas famílias com filhos e netos nos festejos da vida;

Com tantos caminhos, com tantos jeitos de caminhar, chegamos quase todos até aqui. Alguns poucos, para comprovar a face misteriosa da vida, nos deixaram bem antes do que julgamos justo.

E quem disse que entendemos dessa justiça? A vocês, Edward, Moacir, Paulinho e Zé Manoel, a nossa saudade! Seríamos um grupo melhor com vocês!

A nós, que resistimos, cada um do seu jeito e no seu tempo, que compartilhamos o verso e o canto, o passeio e os risos;  Nós, que tentamos aplainar nossa estrada com o bálsamo da amizade e o poder do riso compartilhado, agradecemos.

A cada um que dividiu conosco os sonhos, compartilhou vitórias e angústias, o nosso carinho agradecido. Aos mais distantes, um pedido:

Assim como disse o poeta, que as jaboticabas restantes na cesta de nossas vidas sejam saboreadas e consumidas com toda a alegria e energia de que dispomos e de preferência juntos, como um compromisso que sela os nossos 40 anos de Alegria e Amizade.

Pois a vida é feita prá celebrar!

* Antônio Marcos Ferreira

Para mais informações sobre vida clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça