Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Reforma trabalhista e terceirização de atividades

Reforma trabalhista e terceirização de atividades

18/01/2017 Ricardo de Villefort Alves Pinto

Mudanças no tratamento conferido ao fenômeno da terceirização das atividades empresariais vêm sendo sugeridas.

A reforma trabalhista, dentre outras, tem sido apontada como um instrumento necessário para aquecer a economia e fomentar as perspectivas de crescimento. Neste sentido, mudanças no tratamento conferido ao fenômeno da terceirização das atividades empresariais vêm sendo sugeridas e podem impor profundos reflexos na vida de empregados e empregadores.

A terceirização é um fenômeno antigo, tratado no ordenamento brasileiro com base na Lei nº 6.019/74, no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, na Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho e artigo 581, §2º da Consolidação das Leis do Trabalho.

São duas as principais propostas de mudança sobre a matéria apresentada até então, o Projeto de Lei 4302/1998 (PL) de autoria do Poder Executivo e Projeto de Lei da Câmara de nº 30/2015 (PLC) do Deputado Sandro Mabel. Ambas seguem os trâmites legislativos, sendo que a PLC se encontra na Secretaria Legislativa do Senado Federal desde 19/12/2016 e o PL tramita em regime de urgência desde 17/12/2002 perante o Plenário da Câmara dos Deputados.

As duas propostas têm natureza diametralmente opostas, sendo a primeira uma consolidação dos entendimentos jurisprudenciais dominantes, enquanto a segunda representa uma ruptura com os postulados clássicos e a adoção de uma abordagem nova e imprevisível sobre a forma de se lidar com o fenômeno da terceirização no país.

A principal distinção entre os dois projetos é sobre um ponto fundamental da terceirização das atividades empresariais, a possibilidade de se contratar empresas prestadoras de serviços para desempenhar atividades inclusas no âmbito da atividade-fim da empresa contratante.

Em ambos os projetos, subsistem rotinas jurídicas empresariais de observância obrigatória, tais como a limitação de poderes de gestão e direção de atividades e empregados entre contratante e contratada. Apesar de buscar atribuir maior segurança jurídica às relações de terceirização de atividades empresariais, o PLC ainda não atende ao objetivo.

Nota-se que o texto legal ainda apresenta contradições (Ex.: Art.2, inciso II e III, §1º) e emprega diversos termos e expressões genéricas que possibilitam ampla interpretação e criatividade judicial em prejuízo da almejada segurança jurídica, tais como “administrador ou equiparado”, “atividades que recaiam sobre a mesma área de especialidade”, “comprovação da aptidão” e outras.

Ademais, o PLC estabelece diversas obrigações ao contratante, formas e procedimentos complexos a serem observador com rigor sob pena de multa e responsabilização solidária, bem como o risco de caracterização de vínculo empregatício direto com os empregados da contratada.

Os procedimentos mais complexos são provisionamentos prévios obrigatórios, requisição e gestão de documentos específicos, fiscalização de atividades administrativas e operacionais da contratada, comunicações obrigatórias a sindicatos, dentre outros.

Cumpre ressaltar que algumas destas obrigações representam assunção de novos riscos ao empreendimento, tal como ocorre com o provisionamento prévio obrigatório que, efetuado de forma irregular, pode culminar em uma condenação criminal por apropriação indébita sem prejuízo de eventual reparação civil.

Embora o PLC busque restringir a responsabilidade trabalhista da contratante ao período contratado, o Princípio da Primazia da Realidade e demais princípios trabalhistas tornam inócua a pretensa garantia ao empresário. Neste cenário, destaca-se a necessidade de uma assessoria jurídica qualificada para acompanhar os atos empresariais, especialmente os envolvidos na terceirização de atividades, uma vez que a eventual mudança legislativa será acompanhada de transformação de paradigmas jurídicos e induzirá questionamentos judiciais.

* Ricardo de Villefort Alves Pinto é mestre em Administração de Empresas, Especialista em Direito de empresa, Advogado Coorporativo no escritório Arantes Brito & Ottoni Advogados Associados.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira