Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Roubar pode; Amar não!

Roubar pode; Amar não!

18/01/2012 Helder Caldeira

Sistematicamente venho escrevendo que esse tal “politicamente correto”, que vige no Brasil dos anos 2000 pra cá, é um tragédia para nossa sociedade.

margin-right: 10px; margin-bottom: 10px;Os motivos são muitos, dentre fatores muito simples até complexidades das relações humanas. Nem é necessário me ater às profundezas para que possamos analisar a questão. Para ficar bem no raso, basta dizer que sua vigência por aqui nada mais é que um caminho esquivo tupiniquim, alimentado por uma turma que deseja ocultar sob esse tapete o que há de mais vergonhoso, mascarado e desprezível, contrariando o próprio sentido da expressão. Vejamos dois exemplos recentíssimos, partindo de legendas partidárias absolutamente diversas: um do Partido Socialista Brasileiro (PSB); e outro do Partido Verde (PV).

O primeiro está na crista da onda das denúncias, acusado de lotear e promover tráfico de influência no Ministério da Integração Nacional, que foi dado pela presidente petista Dilma Rousseff, de porteira fechada, ao político socialista pernambucano Fernando Bezerra. Dentre as muitas acusações, o ministro está envolvido em suspeitas de favorecimento ilícito ao seu estado; de nepotismo e tráfico de influência para beneficiar seu filho, o deputado Fernando Coelho (também do PSB/PE), que foi o único a ter todas as emendas orçamentárias destinadas à pasta liberadas; e agora surge a denúncia da Folha de São Paulo de que o ministro teria beneficiado a empresa de um amigo e aliado político em uma licitação de R$ 4,2 milhões na Codevasf, órgão administrado pelo seu ministério. Esse “socialismo fraternal” é algo extraordinário! E se chamar de ladrão, imediatamente vem a trupe do patrulhamento ideológico a bradar a ofensa ao tal “politicamente correto dos trópicos”. O outro triste exemplo foi protagonizado por uma vereadora do PV na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Durante todo primeiro semestre de 2011, o escritor e jornalista Waldir Leite atuou como assessor de imprensa de Sônia Rabello, parlamentar verde que outrora ocupara a Procuradoria-Geral do Município, na gestão do ex-prefeito democrata César Maia.

Segundo relato exclusivo do próprio Waldir Leite, ele foi imediata e sumariamente exonerado das funções tão logo foi anunciado o lançamento de seu livro “Amei Um Pitboy” (Editora Faces, 2011) em uma nota à coluna “Abalo” do jornal O Globo, assinada por Christovam Chevalier. Questionada pelo jornalista sobre os motivos de sua demissão sumária, a resposta da assessoria veio sem pestanejar: a publicação de seu livro com contos gays “era uma sacanagem com a vereadora Sônia Rabello”. Em suma, banhada pela imunidade parlamentar que as urnas lhe concederam, a vereadora carioca praticou um ato criminoso. Preconceito é crime! Ainda segundo Waldir Leite, as palavras finais de Rabello ao chancelar sua demissão foram: “não estou interessada em ficar lidando com temas polêmicos”. E dá-lhe o apequenado “politicamente correto” a servir de argumento condenável para humilhar, desrespeitar, censurar e macular o profissionalismo de um escritor, em pleno domínio de seus meios.

Tudo isso cingido pela sigla do PV, legenda que gosta de anunciar aos quatro ventos ser a porta-voz do que há de mais moderno e sem medo de colocarem debate o que há de mais polêmico no Brasil. Pura falácia partidária é o que se conclui. Esses são apenas dois exemplos recentes do maquiavélico “politicamente correto” praticado pelas autoridades brasileiras. No país onde a impunidade é a regra imperativa, você pode praticar qualquer tipo de crime, pois a punição raramente lhe alcançará. O massacre só acomete aqueles que, em nome da felicidade e para serem honestos e íntegros consigo e com os demais, praticam qualquer ato que venha ferir a suposta “retidão” dessa turma de aloprados pendurados nas mamatas e bravateiros do que há de mais retrógrado em termos de sociedade do século XXI. No Brasil do “politicamente correto”, roubar pode; amar não!

*Helder Caldeira (foto) é Escritor, Jornalista Político, Palestrante e Conferencista.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves