Portal O Debate
Grupo WhatsApp

São Frei Galvão, ‘Homem de paz e caridade’

São Frei Galvão, ‘Homem de paz e caridade’

21/10/2021 José Expedito da Silva

A Igreja celebra, em 25 de outubro, a Festa de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que na devoção popular é conhecido como “São Frei Galvão”.

Desde a sua canonização em 11 de maio de 2007, pelo então Papa Bento XVI, é tradição em Guaratinguetá (SP), terra natal do primeiro santo brasileiro, a Novena, de 16  a 24 de outubro, em preparação para a Festa, no Santuário dedicado ao santo.

Como fiel, cidadão de Guaratinguetá e jornalista, acompanho e participo dessa devoção cheia histórias de fé, de vidas transformadas pelas virtudes que lhe deram a fama de santidade.

Durante o processo de canonização de Frei Galvão, Irmã Célia Cadorin, postuladora da sua causa, ressaltou como exemplo, dentre os documentos anexados, uma ata contemporânea ao Santo, da Câmara de São Paulo, que diz: “Este homem é preciosíssimo a toda esta cidade e vila da Capitania de São Paulo. É um homem religioso e de prudente conselho. Todos acodem a fazer-lhe pedidos. É um homem de paz e caridade”.

Além dos muitos milagres a ele atribuídos através das pílulas de papel arroz com uma breve oração a Nossa Senhora, Frei Galvão é lembrado como um santo missionário franciscano, um santo para os nossos dias, que nos inspira a uma vida plena de virtudes e espiritualidade.

O primeiro santo brasileiro, na sua vida sacerdotal e missionária, abriu-se inteiramente ao Espírito Santo, para que pudesse amar e servir às pessoas mais necessitadas, enfermas, e especialmente, às mães em dificuldades no trabalho de parto.

Ele não colocou reservas nem barreiras para a ação do Espírito em sua vida. Encarnou com muito ardor a mensagem que Francisco de Assis deixou aos seus seguidores: “Preguem o Evangelho sempre… Se for necessário, usem as palavras”.

Neste ano, a festa dedicada ao santo tem uma motivação muito especial: será a primeira sob a administração e coordenação pastoral dos frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com sede em São Paulo (SP).

As festividades marcam também o início das obras do novo templo, com sistema viário pavimentado e a implantação do Parque Ambiental “Laudato Sì” – uma área de 20 mil metros quadrados de reflorestamento, onde foram plantadas milhares de mudas de árvores de espécies da Mata Atlântica.

Com o tema: “Frei Galvão e a Espiritualidade Franciscana, as raízes da vida do primeiro santo brasileiro”, os fiéis estão sendo convidados a revisitar essa espiritualidade que impulsionou Frei Galvão na vivência do Evangelho, conforme seu pai fundador São Francisco de Assis, Patrono da Ecologia.

Concluo com a oração a Frei Galvão, tradicionalmente, rezada no final de cada dia da novena:

“São Frei Galvão, Deus fez em ti maravilhas e através de ti anunciou o Evangelho do amor, do acolhimento e da misericórdia para com os mais fracos e sofredores. Com o coração agradecido por tão grande Dom à nação brasileira, nós te pedimos: intercede por nós junto a Deus para que possamos vivenciar na comunidade eclesial, os valores evangélicos que de modo tão heróico viveste. Dá-nos a coragem e perseverança na fé e abertura ao Espírito Santo Deus, para que possamos ser sal da terra e luz do mundo. Amém!”

* José Expedito da Silva é jornalista e apresentador do Jornal Café da Manhã, pela Rádio Canção Nova.

Para mais informações sobre São Frei Galvão clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Assessoria de Imprensa Canção Nova



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli