Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ser diferente é o único caminho para a sua marca sobreviver

Ser diferente é o único caminho para a sua marca sobreviver

08/08/2023 Ciro Rocha

Se diferenciar é uma estratégia eficaz para destacar-se no mercado e garantir a sobrevivência de uma marca.

Dentro do mundo dos negócios, onde tudo é altamente competitivo, saber contar histórias e oferecer algo exclusivo aos clientes, tende a ser um diferencial importante.

Porém, nem só a diferenciação de marcas garante sua sobrevivência. É possível observar diversas abordagens para garantir o sucesso de uma marca, e cada uma pode ser relevante em diferentes contextos.

É preciso apostar nas adaptações das estratégias de marketing, que geralmente são eficazes às mudanças de mercado e desempenham um papel importante na sobrevivência de uma marca, além da diferenciação de outros elementos, como qualidade de produto e atendimento ao cliente. 

Podemos observar claramente que as empresas entendem que revisar suas missões, visões e valores vale a pena para aumentar o número de clientes e, consequentemente, expandir-se, alcançando suas metas.

Para se ter uma ideia, em 2020, as pesquisas no Google por rebranding dispararam, atingindo mais de 80% no mesmo ano. 

Essa nova visão pode envolver diversos aspectos, como a vontade de oferecer produtos ou serviços mais inovadores, adotar uma nova abordagem de marketing ou até fornecer uma experiência excepcional para o cliente.

É importante entender as necessidades e desejos do seu público-alvo, identificando as maneiras de atendê-los e, assim, se diferenciando em relação aos concorrentes.

É sempre importante ressaltar que a diferenciação por si só, pode não ser o suficiente. Na maioria das vezes uma marca também precisa se adaptar às mudanças de mercado.

Para isso, torna-se importante apostar em pesquisas de desenvolvimento, para assim, manter-se atualizada com as tendências e poder oferecer um valor real para os consumidores.

Não à toa, já existem empresas que auxiliam as marcas nestes processos, estudando a fundo e trazendo uma estratégia eficaz para a sobrevivência, considerando todos os fatores para garantir sucesso a longo prazo.

Portanto, posso afirmar que ser diferente não é uma escolha no mundo atual. Se diferenciar faz parte do processo de estruturação de uma marca de sucesso, que se reinventa a cada momento para sobreviver. Fique atento!

* Ciro Rocha é fundador da Enredo, uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas.

Para mais informações sobre marca clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: PiaR Group



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto