Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Social e-mail: uma nova estratégia para melhores resultados

Social e-mail: uma nova estratégia para melhores resultados

01/09/2013 Mário Almeida

A comunicação integrada é uma das premissas do marketing, porém sua atuação não se limita apenas na junção de canais offline com os online.

Os meios de divulgação na web também devem ser integrados em suas diferentes estratégias (mídias sociais, e-mail marketing, website, seo, links patrocinados, entre outras). Dentre as diferentes possibilidades, integrar o e-mail marketing com o marketing em mídias sociais é um caminho promissor para viralizar uma mensagem e construir a imagem de uma marca.

O Social E-mail não é uma nova tecnologia e sim uma integração das já existentes, uma evolução natural no uso dos canais de comunicação online. Essa estratégia consiste em tornar o conteúdo do e-mail marketing disponível para compartilhamento nos demais meios digitais, o que possibilita ao internauta espalhar o conteúdo para o seu círculo social. Como efeito da ação, é possível ampliar o database marketing e interessados na marca, aumentar o impacto das mensagens de e-mail marketing, reforçar o envolvimento do público e potencializar a viralização do conteúdo.

Porém, essa integração significa muito mais que colocar, no rodapé do e-mail marketing, o link para as mídias sociais da empresa. Um dos pontos chave para o sucesso dessa estratégia é alinhar o conteúdo às expectativas e interesses do mailing, ou seja, um material que apresente potencial para compartilhamento, segmentação e relacionamento constante e personalizado.

É importante diferenciar os internautas em três grupos: os influenciadores, evangelistas e compartilhadores. Os primeiros são aqueles que possuem um grande círculo social, são ativos nas mídias e têm seus conteúdos sempre compartilhados. Já os evangelistas e compartilhadores, por possuírem muita afinidade com a marca, contribuem no processo de pulverização da mensagem. E agora, como colocar isso em prática? Veja algumas maneiras para iniciar os seus esforços em Social E-mail:

- Disponibilize uma versão online da sua newsletter. Não deixe que ela exista apenas nas caixas de entrada do seu mailing. Assim, você poderá convidar os seus seguidores nas mídias sociais para lerem o boletim que não receberam ou que ainda não leram. Use a força das mídias sociais para mostrar o valor de sua news e incentivar novos membros a se inscreverem e a compartilharem o conteúdo;

- Possibilite que cada conteúdo presente no e-mail marketing seja compartilhado. Identifique as pessoas que o compartilharam e ofereça algum incentivo (um e-mail de agradecimento, um conteúdo extra, um voucher de desconto, entre outros). Nessa etapa identifique os influenciadores e evangelistas, e estreite, cada vez mais, relacionamento com eles por meio de uma comunicação diferenciada;

- Crie um mecanismo em sua newsletter, por exemplo, que impulsione o receptor a convidar seus amigos para se inscreverem e assim tornarem novos membros. Não se esqueça de sempre agradecer a indicação.

As ideias apresentadas são apenas um ponto de partida para a compreensão do Social E-mail. Agora, é o momento de você planejar e desenvolver uma estratégia para a sua empresa e colher os bons resultados da ação.

*Mário Almeida é diretor da S4W Marketing Digital, agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR.



Woody Allen e Dylan Farrow

A possível síndrome de falsas memórias.


A CPMF e a saída do seu autor

A CPMF foi mal porque, em vez de substituir outros impostos, constituiu-se em mais um.


CPMF: o que foi e como poderá ressurgir na reforma tributária

O Imposto sobre Transações Financeiras (ITF) poderá ser a recriação antiga CPMF.


O Brasil e a agropecuária sustentável

A pecuária brasileira tem se pautado ao longo dos anos pela sustentabilidade em toda cadeia produtiva e pela qualidade e segurança dos alimentos.


“Tô de férias, cadeia é férias pra mim”

É uma vergonha que delinquentes ainda venham desdenhar do sistema carcerário e das autoridades penais.


Locações de curta temporada em aplicativos

Saiba os direitos e deveres da propriedade imobiliária.


O Século das Cidades

“Não somos melhores, nem piores, somos iguais… melhor mesmo é a nossa causa…” (Thiago Mello)


Hollywood e o mundo real

Uma abordagem psiquiátrica do filme Gente como a Gente.


A liderança feminina e seus potenciais

Companhias que possuem, pelo menos, uma mulher em seu time de executivos são mais lucrativas.


A bolsa brasileira é a bola da vez

O ano de 2019 tem sido de recordes para o investidor brasileiro.


Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1º de setembro é comemorado o dia do profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o profissional de educação física.


A complexidade do saneamento

O Congresso Nacional tem a grande missão de dar um rumo certo para o saneamento brasileiro.