Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Social e-mail: uma nova estratégia para melhores resultados

Social e-mail: uma nova estratégia para melhores resultados

01/09/2013 Mário Almeida

A comunicação integrada é uma das premissas do marketing, porém sua atuação não se limita apenas na junção de canais offline com os online.

Os meios de divulgação na web também devem ser integrados em suas diferentes estratégias (mídias sociais, e-mail marketing, website, seo, links patrocinados, entre outras). Dentre as diferentes possibilidades, integrar o e-mail marketing com o marketing em mídias sociais é um caminho promissor para viralizar uma mensagem e construir a imagem de uma marca.

O Social E-mail não é uma nova tecnologia e sim uma integração das já existentes, uma evolução natural no uso dos canais de comunicação online. Essa estratégia consiste em tornar o conteúdo do e-mail marketing disponível para compartilhamento nos demais meios digitais, o que possibilita ao internauta espalhar o conteúdo para o seu círculo social. Como efeito da ação, é possível ampliar o database marketing e interessados na marca, aumentar o impacto das mensagens de e-mail marketing, reforçar o envolvimento do público e potencializar a viralização do conteúdo.

Porém, essa integração significa muito mais que colocar, no rodapé do e-mail marketing, o link para as mídias sociais da empresa. Um dos pontos chave para o sucesso dessa estratégia é alinhar o conteúdo às expectativas e interesses do mailing, ou seja, um material que apresente potencial para compartilhamento, segmentação e relacionamento constante e personalizado.

É importante diferenciar os internautas em três grupos: os influenciadores, evangelistas e compartilhadores. Os primeiros são aqueles que possuem um grande círculo social, são ativos nas mídias e têm seus conteúdos sempre compartilhados. Já os evangelistas e compartilhadores, por possuírem muita afinidade com a marca, contribuem no processo de pulverização da mensagem. E agora, como colocar isso em prática? Veja algumas maneiras para iniciar os seus esforços em Social E-mail:

- Disponibilize uma versão online da sua newsletter. Não deixe que ela exista apenas nas caixas de entrada do seu mailing. Assim, você poderá convidar os seus seguidores nas mídias sociais para lerem o boletim que não receberam ou que ainda não leram. Use a força das mídias sociais para mostrar o valor de sua news e incentivar novos membros a se inscreverem e a compartilharem o conteúdo;

- Possibilite que cada conteúdo presente no e-mail marketing seja compartilhado. Identifique as pessoas que o compartilharam e ofereça algum incentivo (um e-mail de agradecimento, um conteúdo extra, um voucher de desconto, entre outros). Nessa etapa identifique os influenciadores e evangelistas, e estreite, cada vez mais, relacionamento com eles por meio de uma comunicação diferenciada;

- Crie um mecanismo em sua newsletter, por exemplo, que impulsione o receptor a convidar seus amigos para se inscreverem e assim tornarem novos membros. Não se esqueça de sempre agradecer a indicação.

As ideias apresentadas são apenas um ponto de partida para a compreensão do Social E-mail. Agora, é o momento de você planejar e desenvolver uma estratégia para a sua empresa e colher os bons resultados da ação.

*Mário Almeida é diretor da S4W Marketing Digital, agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR.



Mudança de regras nas eleições

A capacidade de expor ideias vai decidir as eleições de 2020.


Lucro do carnaval vale mais que a saúde dos brasileiros?

Parece-nos uma grave insensatez de nossas autoridades governamentais em permitirem a realização dos festejos carnavalescos no país em meio à epidemia do coronavírus.


O que combina com a liberdade e a vida

Todo ser humano deveria ter direito, desde o berçário, à moradia, à alimentação, à saúde, aos estudos, à segurança e ao transporte.


A história sempre se repete

Quando não me apetece ler, folheio os livros da minha modesta biblioteca. Leio umas linhas e torno a fechá-los. Montaigne – se não estou em erro, – fazia o mesmo.


O marketing do Brazil com o profissionalismo do Brasil

O marketing do Brasil não é trabalho para amadores.


O coração, morada do amor e dos sentimentos, é terra que ninguém pisa

Qual coração não guarda seus segredos? Fantasias, desejos?


Achegas para obter uma biblioteca

Conta-se, que certa manhã, Camilo, estando na Praça Nova, no Porto, encontrou negociante seu conhecido, sobraçando grande quantidade de livros.


A tragédia da vida ecoa na arte

Há 75 anos, uma guerra dividia almas e famílias.


Serro: 318 anos de história

Neste mês de janeiro a tricentenária cidade do Serro chega aos seus 318 anos.


Insight sobre a sua carreira profissional

Atualmente, a taxa de desemprego em nosso país ficou em 11,8% no trimestre encerrado em setembro, atingindo 12,5 milhões de pessoas, conforme dados do IBGE.


Educação Inclusiva para quem?

Há algumas décadas, nosso país já pensa na educação de pessoas ditas como “com deficiência”.


Muita calma em 2020!

Todo fim de ano vemos o tradicional corre-corre de festas, confraternizações, as luzes decorativas iluminando as cidades e mais pessoas e veículos transitando pelas cidades.