Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Social e-mail: uma nova estratégia para melhores resultados

Social e-mail: uma nova estratégia para melhores resultados

01/09/2013 Mário Almeida

A comunicação integrada é uma das premissas do marketing, porém sua atuação não se limita apenas na junção de canais offline com os online.

Os meios de divulgação na web também devem ser integrados em suas diferentes estratégias (mídias sociais, e-mail marketing, website, seo, links patrocinados, entre outras). Dentre as diferentes possibilidades, integrar o e-mail marketing com o marketing em mídias sociais é um caminho promissor para viralizar uma mensagem e construir a imagem de uma marca.

O Social E-mail não é uma nova tecnologia e sim uma integração das já existentes, uma evolução natural no uso dos canais de comunicação online. Essa estratégia consiste em tornar o conteúdo do e-mail marketing disponível para compartilhamento nos demais meios digitais, o que possibilita ao internauta espalhar o conteúdo para o seu círculo social. Como efeito da ação, é possível ampliar o database marketing e interessados na marca, aumentar o impacto das mensagens de e-mail marketing, reforçar o envolvimento do público e potencializar a viralização do conteúdo.

Porém, essa integração significa muito mais que colocar, no rodapé do e-mail marketing, o link para as mídias sociais da empresa. Um dos pontos chave para o sucesso dessa estratégia é alinhar o conteúdo às expectativas e interesses do mailing, ou seja, um material que apresente potencial para compartilhamento, segmentação e relacionamento constante e personalizado.

É importante diferenciar os internautas em três grupos: os influenciadores, evangelistas e compartilhadores. Os primeiros são aqueles que possuem um grande círculo social, são ativos nas mídias e têm seus conteúdos sempre compartilhados. Já os evangelistas e compartilhadores, por possuírem muita afinidade com a marca, contribuem no processo de pulverização da mensagem. E agora, como colocar isso em prática? Veja algumas maneiras para iniciar os seus esforços em Social E-mail:

- Disponibilize uma versão online da sua newsletter. Não deixe que ela exista apenas nas caixas de entrada do seu mailing. Assim, você poderá convidar os seus seguidores nas mídias sociais para lerem o boletim que não receberam ou que ainda não leram. Use a força das mídias sociais para mostrar o valor de sua news e incentivar novos membros a se inscreverem e a compartilharem o conteúdo;

- Possibilite que cada conteúdo presente no e-mail marketing seja compartilhado. Identifique as pessoas que o compartilharam e ofereça algum incentivo (um e-mail de agradecimento, um conteúdo extra, um voucher de desconto, entre outros). Nessa etapa identifique os influenciadores e evangelistas, e estreite, cada vez mais, relacionamento com eles por meio de uma comunicação diferenciada;

- Crie um mecanismo em sua newsletter, por exemplo, que impulsione o receptor a convidar seus amigos para se inscreverem e assim tornarem novos membros. Não se esqueça de sempre agradecer a indicação.

As ideias apresentadas são apenas um ponto de partida para a compreensão do Social E-mail. Agora, é o momento de você planejar e desenvolver uma estratégia para a sua empresa e colher os bons resultados da ação.

*Mário Almeida é diretor da S4W Marketing Digital, agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR.



Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.


Sociedade civil e a defesa da democracia

As últimas aparições e discursos do presidente da República vêm provocando uma nova onda de empresários, instituições e figuras públicas em defesa da democracia e do sistema eleitoral no Brasil.


Para além do juramento de Hipócrates: a ética na prática médica

“Passarei a minha vida e praticarei a minha arte pura e santamente. Em quantas casas entrar, fá-lo-ei só para a utilidade dos doentes, abstendo-me de todo o mal voluntário e de toda voluntária maleficência e de qualquer outra ação corruptora, tanto em relação a mulheres quanto a jovens.” (Juramento de Hipócrates).


O sentido da educação

A educação requer uma formação pessoal, capaz de fazer cada ser humano estar aberto à vida, procurando compreender o seu significado, especialmente na relação com o próximo.