Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Social e-mail: uma nova estratégia para melhores resultados

Social e-mail: uma nova estratégia para melhores resultados

01/09/2013 Mário Almeida

A comunicação integrada é uma das premissas do marketing, porém sua atuação não se limita apenas na junção de canais offline com os online.

Os meios de divulgação na web também devem ser integrados em suas diferentes estratégias (mídias sociais, e-mail marketing, website, seo, links patrocinados, entre outras). Dentre as diferentes possibilidades, integrar o e-mail marketing com o marketing em mídias sociais é um caminho promissor para viralizar uma mensagem e construir a imagem de uma marca.

O Social E-mail não é uma nova tecnologia e sim uma integração das já existentes, uma evolução natural no uso dos canais de comunicação online. Essa estratégia consiste em tornar o conteúdo do e-mail marketing disponível para compartilhamento nos demais meios digitais, o que possibilita ao internauta espalhar o conteúdo para o seu círculo social. Como efeito da ação, é possível ampliar o database marketing e interessados na marca, aumentar o impacto das mensagens de e-mail marketing, reforçar o envolvimento do público e potencializar a viralização do conteúdo.

Porém, essa integração significa muito mais que colocar, no rodapé do e-mail marketing, o link para as mídias sociais da empresa. Um dos pontos chave para o sucesso dessa estratégia é alinhar o conteúdo às expectativas e interesses do mailing, ou seja, um material que apresente potencial para compartilhamento, segmentação e relacionamento constante e personalizado.

É importante diferenciar os internautas em três grupos: os influenciadores, evangelistas e compartilhadores. Os primeiros são aqueles que possuem um grande círculo social, são ativos nas mídias e têm seus conteúdos sempre compartilhados. Já os evangelistas e compartilhadores, por possuírem muita afinidade com a marca, contribuem no processo de pulverização da mensagem. E agora, como colocar isso em prática? Veja algumas maneiras para iniciar os seus esforços em Social E-mail:

- Disponibilize uma versão online da sua newsletter. Não deixe que ela exista apenas nas caixas de entrada do seu mailing. Assim, você poderá convidar os seus seguidores nas mídias sociais para lerem o boletim que não receberam ou que ainda não leram. Use a força das mídias sociais para mostrar o valor de sua news e incentivar novos membros a se inscreverem e a compartilharem o conteúdo;

- Possibilite que cada conteúdo presente no e-mail marketing seja compartilhado. Identifique as pessoas que o compartilharam e ofereça algum incentivo (um e-mail de agradecimento, um conteúdo extra, um voucher de desconto, entre outros). Nessa etapa identifique os influenciadores e evangelistas, e estreite, cada vez mais, relacionamento com eles por meio de uma comunicação diferenciada;

- Crie um mecanismo em sua newsletter, por exemplo, que impulsione o receptor a convidar seus amigos para se inscreverem e assim tornarem novos membros. Não se esqueça de sempre agradecer a indicação.

As ideias apresentadas são apenas um ponto de partida para a compreensão do Social E-mail. Agora, é o momento de você planejar e desenvolver uma estratégia para a sua empresa e colher os bons resultados da ação.

*Mário Almeida é diretor da S4W Marketing Digital, agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves