Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um líder de sucesso precisa ter visão

Um líder de sucesso precisa ter visão

14/06/2015 João Marcelo Furlan

Para conquistar sucesso na liderança é preciso desenvolver, entre outras habilidades, visão.

Esse é o ponto de partida que irá guiar o líder e sua equipe pela rota correta até a chegada ao resultado pretendido. Uma visão dentro do mundo corporativo é divida em três partes:

Propósito Significativo (o que fazemos): definir porque a empresa existe, área, ambição, processo ou função. É necessário identificar onde o seu propósito se encaixa dentro de um todo, para assim agregar valor ao sistema já existente.

Imagem clara de futuro (aonde queremos chegar): define o que é sucesso, o que você construirá e o legado que isso deixará aos demais (ou para a sociedade) num médio prazo. É a capacidade de mudar algo hoje, que fará a diferença num futuro próspero e breve.

Valores claros da instituição (como faremos para chegar até lá): é a forma de fazer, as características ou atitudes que reconhecemos quando entregamos valor a alguém, a uma organização ou a um cliente.

Existem dois pontos a serem preservados por líderes, que são essenciais para a conquista dos objetivos estabelecidos a partir da visão: perseverança e senso de urgência.

A perseverança nada mais é que a capacidade de uma pessoa voltar ao seu estado normal após sofrer grande pressão. Ela demonstra a paixão de uma pessoa por determinada meta de longo prazo, ou seja, pela realização de um sonho, de uma visão.

Se o time compartilhar da mesma visão do líder e vê-lo seguindo forte, perseverando a cada obstáculo, com certeza ficará mais engajado, se dispondo cada vez mais a seguir ao lado do líder na busca do objetivo.

Dentro da visão, o senso de urgência representa um elemento de engajamento. Quando temos algo que nos tira de zona de conforto, automaticamente agimos mais rápido ou tomamos atitudes sobre o problema.

Manter o time engajado, lembrando dos prazos e das dificuldades ao longo do processo de liderança, é um dos fatores que aceleram a entrega do resultado. A partir de quando tivermos todos esses pontos alinhados, teremos a construção de uma visão e também as condições necessárias para realizar os objetivos e sonhos propostos.

Caso o passo a passo não seja respeitado, o processo de liderança pode desgastar a energia e eficiência do time e nunca atingir o ponto de chegada. Por isso, desenvolva a sua visão e construa um legado de liderança que jamais será esquecido.

* João Marcelo Furlan é fundador e CEO da Enora Leaders, empresa de educação corporativa especializada em aceleração de resultados.
 



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves