Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você sabe perguntar?

Você sabe perguntar?

10/11/2019 Janaína Spolidorio

Você já deve ter ouvido alguém falar, em algum momento, que a pergunta é mais importante do que a resposta. Realmente, este é um fato.

A pergunta é um questionamento e tem uma expressiva influência na resposta. Para uma pessoa fazer uma pergunta corretamente, precisa ter muito mais conhecimento do que quem somente responde.

Quem não sabe perguntar, não sabe nem qual é sua dúvida! Fica inerte em relação ao novo, ao conhecimento que poderia ter.

Se torna aquele silêncio ensurdecedor, a pessoa que é um ponto de interrogação ambulante, que não sabe nunca por onde começar.

Quando você se torna um perguntador, percebe que o mundo se abre e quer melhorar em sua nova jornada de perguntas. Começa a perceber que perguntadores têm níveis e que perguntas possuem tipologia.

Perguntar corretamente facilita nossa vida e saber os tipos de pergunta qualifica nosso conhecimento. Veja a seguir alguns deles!

Perguntas de conhecimento: são aquelas que nos ajudam a saber informações, fatos e datas. Exemplo: Quando foi…? Quem descobriu…?

Perguntas de compreensão: nos fazem refletir sobre as coisas, ajudam a comparar, reconhecer e perceber ideias centrais. Exemplo: Qual é a diferença? Como podemos selecionar…?

Perguntas de aplicação: são as que nos ensinam a produzir algo em etapas, conhecer processos e saber normas. Exemplo: Em qual sequência…? Como ordenar do maior para o menor?

Perguntas de análise: são de um grau mais complexo, porque investigam motivos, causas e consequências de algo. Exemplo: Por qual motivo…? De que forma é possível…?

Perguntas de síntese: ajudam a prever situações, generalizar fatos e tirar conclusões. Exemplo: O que aconteceria se…? O que poderíamos fazer para…?

Perguntas de avaliação: coletam opiniões, estabelecem valores e revelam juízos para determinado assunto. Exemplo: Em sua opinião, o que podemos…? O que seria mais adequado para …?

Quando perguntamos aleatoriamente, nem sempre recebemos a resposta que desejamos. Por isso é tão importante ser consciente sobre o que perguntar e, mais importante ainda, como fazê-lo.

Na próxima vez que for fazer uma pergunta, reflita sobre o que realmente precisa saber e ficará mais fácil elaborar a questão que o levará à sua resposta de maneira mais precisa!

* Janaína Spolidorio é especialista em educação, formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital.

Fonte: EVCOM



A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa