Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você sabe perguntar?

Você sabe perguntar?

10/11/2019 Janaína Spolidorio

Você já deve ter ouvido alguém falar, em algum momento, que a pergunta é mais importante do que a resposta. Realmente, este é um fato.

A pergunta é um questionamento e tem uma expressiva influência na resposta. Para uma pessoa fazer uma pergunta corretamente, precisa ter muito mais conhecimento do que quem somente responde.

Quem não sabe perguntar, não sabe nem qual é sua dúvida! Fica inerte em relação ao novo, ao conhecimento que poderia ter.

Se torna aquele silêncio ensurdecedor, a pessoa que é um ponto de interrogação ambulante, que não sabe nunca por onde começar.

Quando você se torna um perguntador, percebe que o mundo se abre e quer melhorar em sua nova jornada de perguntas. Começa a perceber que perguntadores têm níveis e que perguntas possuem tipologia.

Perguntar corretamente facilita nossa vida e saber os tipos de pergunta qualifica nosso conhecimento. Veja a seguir alguns deles!

Perguntas de conhecimento: são aquelas que nos ajudam a saber informações, fatos e datas. Exemplo: Quando foi…? Quem descobriu…?

Perguntas de compreensão: nos fazem refletir sobre as coisas, ajudam a comparar, reconhecer e perceber ideias centrais. Exemplo: Qual é a diferença? Como podemos selecionar…?

Perguntas de aplicação: são as que nos ensinam a produzir algo em etapas, conhecer processos e saber normas. Exemplo: Em qual sequência…? Como ordenar do maior para o menor?

Perguntas de análise: são de um grau mais complexo, porque investigam motivos, causas e consequências de algo. Exemplo: Por qual motivo…? De que forma é possível…?

Perguntas de síntese: ajudam a prever situações, generalizar fatos e tirar conclusões. Exemplo: O que aconteceria se…? O que poderíamos fazer para…?

Perguntas de avaliação: coletam opiniões, estabelecem valores e revelam juízos para determinado assunto. Exemplo: Em sua opinião, o que podemos…? O que seria mais adequado para …?

Quando perguntamos aleatoriamente, nem sempre recebemos a resposta que desejamos. Por isso é tão importante ser consciente sobre o que perguntar e, mais importante ainda, como fazê-lo.

Na próxima vez que for fazer uma pergunta, reflita sobre o que realmente precisa saber e ficará mais fácil elaborar a questão que o levará à sua resposta de maneira mais precisa!

* Janaína Spolidorio é especialista em educação, formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital.

Fonte: EVCOM



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves