Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você e seu time estão progredindo?

Você e seu time estão progredindo?

01/05/2022 Valdez Monterazo

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.

Medir resultados corresponde a responder a seguinte pergunta: Estamos progredindo? Ou não?

Se em nível individual isso já é fundamental, a um nível de gestão, onde é necessário acompanhar a progressão e resultados de outras pessoas, isso se torna uma questão de sobrevivência.

Não são poucos os gestores e líderes que simplesmente negligenciam esse fator, seja isto simplesmente por desconhecer conceitos de gestão, ou por fatores comportamentais.

Muitos tem receio de quebras de relacionamento ao cobrar o time, outros acreditam que não devem fazer isso, pois as pessoas já são pagas para tal. Independente das razões ou crenças sobre o assunto, uma coisa é certa, ela não corresponde à realidade.

A realidade é que, a falta de disciplina em medir resultados causa uma falta generalizada de direção e quebras significativas de produtividade.

Dito isto, existem dois elementos cruciais que devem ser implementado quando se fala em medição. O primeiro, é saber exatamente o que está sendo medido, já o segundo está relacionado a estabelecer rotinas de medição de resultados.

1. O que está sendo medido?

Em geral, existem duas formas de acompanhar resultados. Podemos acompanhar a evolução e conclusão de atividades ou medir indicadores (KPIs).

Quando usar um ou outro depende inteiramente do tipo de trabalho a ser realizado, mas existe uma generalização que pode ser usada.

KPIs são comumente usados como índices para medir rotinas, atividades repetitivas. Atividades podem ser usadas para acompanhar novos projetos e iniciativas.

2. Rotinas de medição

Independente da forma de medição, é importante que um líder adote, crie um ritual de acompanhamento junto ao seu time.

Ou seja, é crucial que líderes reservem tempo para se reunir com seus liderados e medir os resultados alcançados em determinado período.

Por mais óbvio que isso possa parecer, não é exatamente o que ocorre na prática. Naturalmente, para se medir determinado resultado, é necessário que ele tenha sido previamente estabelecido.

Sendo mais claro, é impossível medir um resultado que não foi anteriormente planejado, organizado e delegado ao time.

Sendo assim, pode-se resumir o processo de medição de resultados, para não dizer o de gestão em si, em poucos passos:

1. Crie uma rotina de medição, seja em reuniões ou de maneira informal;

2. Avalie os principais resultados obtidos, através de atividades ou indicadores;

3. Forneça feedback relevante ao time;

4. Estabeleça os próximos resultados;

Simples, não é mesmo? A grande conclusão que você poderá chegar ao implementar o processo de medição em sua equipe é a seguinte:

Pouquíssimas pessoas conseguem manter bons resultados profissionais sem que alguém acompanhe seus resultados. Mas e você? Vem medindo os resultados do seu time de maneira consistente?

Fazer isso pode te ajudar a ser um gestor muito mais eficaz e, consequentemente, a ter uma equipe operando em altíssima performance.

* Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. 

Para mais informações sobre resultados clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Case Comunicação



Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.


Investimentos registram captação de R$ 46 bi no primeiro trimestre

O segmento de fundos de investimentos fechou o primeiro trimestre de 2022 com absorção líquida de R$ 46,1 bilhões, movimentação de 56,9% menor do que o observado no mesmo período de 2021.


Não são apenas números

Vinte e duas redações receberam nota mil, 95.788, nota zero, e a média geral de 634,16.