Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O sentido da educação

O sentido da educação

28/07/2022 Valmor Bolan

A educação requer uma formação pessoal, capaz de fazer cada ser humano estar aberto à vida, procurando compreender o seu significado, especialmente na relação com o próximo.

Por isso, desde a Antiguidade é o meio pelo qual se busca o aperfeiçoamento das nossas potencialidades, a serviço também da comunidade em que se vive, pois é com a educação que se desenvolveram a boa ciência, as descobertas de melhorias que impactam na vida das pessoas.

Como explica Lorenzo Luzuriaga, em sua História da Educação e da Pedagogia, "a educação é componente tão fundamental da cultura quanto a ciência, a arte ou a literatura. Sem a educação não seria possível aquisição e transmissão da cultura, cultura sobrevive no espírito humano. Cultura sem educação seria cultura morta. E esta é também uma das funções essenciais da educação: fazer sobreviver a cultura através dos séculos". 

Mesmo em uma sociedade global multicultural, com um intercâmbio tão grande de culturas, devido às possibilidades abertas hoje com a internet, as trocas de informações não substituem a educação, que é um processo pessoal, de aquisição e transmissão de cultura, mas muito mais que isso, de crescimento pessoal, de sabedoria.

E isso requer não apenas técnica, mas convivência, por isso que as tecnologias hoje disponíveis continuarão sendo meios para ajudar no processo educacional, mas a educação provém também da experiência da vida, e é um processo permanente. Aprendemos a cada dia coisas novas, daí a importância da educação, em todas as fases da vida. 

As novas exigências do nosso tempo nos colocam diante de novos e grandes desafios, que certamente impactarão na educação.

Especialistas debatem o impacto desses desafios e buscam refletir os efeitos das mudanças que vêm ocorrendo, muitas delas cada vez mais rápidas.

"Nós estamos perdendo a nossa capacidade de pensar, imaginar e sentir", afirma Daner Honrich, doutor e mestre em Filosofia: "Não somos mais capazes de pensar, imaginar e sentir o outro na nossa existência. A capacidade merecer de pensar, imaginar e sentir se constitui pelo processo dialógico horizontal que passa e perpassa pelas instituições comunitárias, societárias e estatais e pelo diálogo consigo mesmo e com outro no processo utópico de uma sociedade mais decente para todos (não podemos deixar de pensar, imaginar e sentir conjuntamente)", pois que a educação exige de nós um relacionamento com o outro, que permita "pensar, imaginar e sentir" uma vida melhor para todos.

* Valmor Bolan é doutor em Sociologia e professor da Unisa.

Para mais informações sobre educação clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra