Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mineração apresenta um avanço no faturamento

Mineração apresenta um avanço no faturamento

15/12/2020 Jerri Alves

Mineração apresenta um avanço de quase 30% nos faturamentos do terceiro trimestre deste ano.

Impulsionado pela alta nos preços de produtos minerais, como o minério de ferro e o ouro no mercado internacional, o setor de mineração apresentou um faturamento de R$ 50,7 bilhões no terceiro trimestre deste ano, o que equivale a um crescimento de 29,3%, em comparação com o segundo trimestre.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a receita do segmento chegou a 125 bilhões no período de janeiro a setembro e deve crescer ainda mais.

A previsão é a de que o faturamento deste ano do setor, ultrapasse o montante registrado em 2019. Isso se deve, principalmente, a exportação intensa para países asiáticos, como a China, que é um dos maiores consumidores de nossos produtos minerários no mundo.

Neste ano, o minério de ferro permanece como o produto mineral mais importante do Brasil e a matéria-prima de maior relevância de nossa exportação.

Ele é responsável por cerca de 63% dos rendimentos do setor neste terceiro trimestre, o que corresponde a uma quantia de 32 bilhões de reais.

A soma da produção da commodity atingiu os R$ 31,8 bilhões, ou seja, uma elevação de 37%, se compararmos com o segundo trimestre.

O ouro é o segundo produto de maior destaque em 2020, contribuindo com 13% do faturamento do setor entre julho e setembro.

Este mineral gerou 6,6 bilhões de reais, mostrando um crescimento de 22%, em confronto ao período compreendido entre os meses de abril e junho. Depois do ouro, vêm o cobre (6% - 3,2 bilhões de reais), o calcário dolomítico (3% - 1,4 bilhão de reais), a bauxita (2% - 1,1 bilhão de reais) e diversos outros.

O cobre teve um aumento 6%, o calcário apresentou uma elevação de 54% e a bauxita expôs uma queda de 17% em seus faturamentos, todos foram comparados com os resultados obtidos no segundo trimestre deste ano.

O Pará e Minas Gerais são responsáveis por 81% do faturamento apontado no terceiro trimestre. Os outros principais estados produtores são Goiás, Bahia, Mato Grosso e São Paulo. A junção dos rendimentos de todos eles, corresponde a 92% da receita registrada em setembro.

A perspectiva de investimentos das mineradoras até 2024 é de 37 bilhões de dólares. Entre abril e junho, essas contribuições estavam estimadas em 34 bilhões. O nosso estado deve receber 12,5 bilhões. Já a Bahia, 10,5 bilhões de dólares.

* Jerri Alves é superintendente do Grupo MBL.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça