Portal O Debate
Grupo WhatsApp

4 mitos sobre o Reiki

4 mitos sobre o Reiki

16/02/2021 Tatiane Cordeiro

O Reiki é uma técnica terapêutica, desenvolvida no Japão, trazida para o Ocidente na década de 1940 e que desde então vem ganhando milhares de adeptos.

Aqui, no princípio, por ser algo que não se conhecia muito bem e os cursos terem valores elevados, que não eram acessíveis a população em geral, apenas os terapeutas tinham acesso a suas técnicas e princípios e podiam se tornar reikianos.

A palavra Reiki consiste em dois kanjis (ideogramas chineses), o Rei que significa “Alma do Universo” e Ki significando “Energia”.

Uma sessão consiste na imposição de mãos de um Reikiano habilitado sobre o paciente, o terapeuta de Reiki é um veículo para que o universo trabalhe a favor do paciente, com intuito de restaurar o equilíbrio físico, regularizar as funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional.

Com o conhecimento sobre o Reiki cada vez mais difundido, a terapia vem conquistando adeptos de todas as idades, culturas, crenças e sexos.

A técnica pode ser usada para tratamento de doenças agudas (as que ocorrem num período determinado, como um acidente), como covid-19, gripes e estresse pontual, por exemplo; em doenças crônicas (doenças de longa duração e de progressão lenta), como os transtornos mentais, obesidade, depressão, ansiedade, câncer, hepatite, aids, diabetes e hipertensão; ou até mesmo para melhorar distúrbios e hábitos do dia a dia, como insônia e relacionamentos.

Numa época em que cada vez se valoriza e se procura especialistas, como uma técnica é capaz de tratar de tantas coisas e ainda ser ativa e atual?

Na verdade, o Reikiano, ou seja, a pessoa que já cursou algum nível de Reiki é especialista no toque. Não se trata simplesmente de colocar as mãos em certas posições do corpo.

Existem outras variáveis para que se obtenha resultados que são: o tempo que a mão fica na parte do corpo, a atenção do Reikiano e do paciente durante todo esse período. Além disso, as mãos do terapeuta devem ser sintonizadas por um mestre habilitado.

Devido aos seus bons resultados, o Reiki é reconhecido como método terapêutico pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Apesar disso, há muitos mitos em relação à terapia. Vou falar de quatro deles.

O primeiro é que ele seria uma filosofia ou religião. Não é verdade. Não só não é como não está vinculado a qualquer religião ou corrente filosófica.

Outro mito muito difundido é de que a terapia é uma troca de energia entre paciente e terapeuta. Isso também é falso. Não há uma doação de energia do terapeuta para o paciente ou vice-versa.

A troca energética que acontece entre as pessoas no cotidiano é a mesma que ocorre numa sessão de Reiki. O terapeuta é apenas um interruptor que liga a luz para enviar ao paciente.

O terceiro mito diz que é preciso acreditar no Reiki para acontecer a cura. Mas não é assim que o Reiki funciona. Não é necessário acreditar no terapeuta ou no Reiki para que aconteça o tratamento e a cura.

Assim como ninguém precisa acreditar na dipirona para que ela faça efeito sobre o organismo. O efeito advém da terapia em si.

Por fim há o mito de que numa única sessão já se consegue a cura do paciente. Isso também não é verdade.

Assim como num tratamento de outro tipo são necessárias algumas sessões, principalmente para doenças crônicas, no Reiki também.

O que se pode perceber é que os sintomas melhoram numa sessão. Mas uma coisa é o sintoma (alerta da enfermidade) e a outra é a causa (motivo daquela doença).

Por fim, é importante ressaltar que o Reiki não existe para tomar lugar de outras terapias ou da medicina tradicional.

O seu objetivo é ser integrado aos outros tratamentos para acalmar, fortalecer e ajudar na recuperação de alguma enfermidade ou até mesmo como um sistema preventivo de doenças.

Afinal de contas, o primeiro tratamento para qualquer doença é a prevenção!

* Tatiane Cordeiro é Mestre de Reiki, psicanalista e terapeuta corporal de técnicas orientais.

Para adquirir LIVROS clique aqui…

Fonte: Vervi Assessoria



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves