Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Inspiração e transpiração: inovação colaborativa garante histórias de sucesso

Inspiração e transpiração: inovação colaborativa garante histórias de sucesso

20/12/2021 Ornella Nitardi

Mais um ano acabando – e como voou este ano! Creio que esta opinião é uma unanimidade.

Talvez tenha passado tão rápido porque nos adaptamos ao trabalho remoto, educação à distância, às inúmeras conversas e reuniões transmitidas pelas plataformas digitais. Até feiras, eventos e confraternizações migraram para o novo formato, mais seguro para a saúde de todos.

E não foi diferente para nós do Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, o onono, que criamos um espaço físico dedicado à inovação colaborativa, mas que já contava com toda a infraestrutura digital e felizmente estava preparado fazer essa migração das atividades.

Este ano o trabalho foi intenso, com muita inspiração – e transpiração, para nos consolidarmos como ponto focal para os esforços de inovação colaborativa com clientes e parceiros, indo além da oferta de soluções químicas.

Procuramos entender qual é a “dor”, o problema que nosso parceiro busca resolver e nos inserimos num ecossistema para solucionar.

Estamos unindo elos, abrindo cada vez mais a BASF, que tradicionalmente já é muito inovadora em suas soluções, mas permitindo a troca com outros atores e criando em conjunto, oferecendo novas oportunidades e possibilidades para os nossos clientes.

Entre os desafios que trabalhamos, houve o desenvolvimento de produto para cosmética com economia de água, mas que também é mais sustentável do ponto de vista de embalagem e da isenção de poluentes.

Nós não temos necessariamente todas as soluções para o novo produto, mas, inserindo a questão no ecossistema de inovação, atraímos empresas que oferecem possibilidades diversas, desde ferramentas digitais a ingredientes naturais.

Assim, estamos colaborando para a criação de produtos melhores para o nosso cliente e para o consumidor.

Foram desenvolvidas outras propostas em conjunto com parceiros das indústrias do papel, automotiva, bem como dos negócios BASF. Está sendo gratificante receber o retorno extremamente positivo de todos os participantes desse desafio.

Essa cultura colaborativa tem mudado a mentalidade das diversas áreas de negócios da empresa, que já estão se abrindo para novas oportunidades e estão crescendo junto com os clientes nessa jornada.

Temos um ótimo exemplo com a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, que lançou uma oficina de ideação para as suas embalagens junto com a Braskem orientada a estudantes de design para repensar as embalagens e que gerem uma melhor experiência para o consumidor, do momento da compra até a aplicação, com o menor impacto ambiental possível.

Este ano realizamos dez desafios com a nossa Central de Startups e comemoramos o fato de a empresa ser novamente considerada a empresa a TOP 1 da Indústria Química e, este ano, a 4ª colocada no ranking das TOP 100 Open Corps 2021, como reconhecimento às nossas diversas incursões em inovação aberta com foco em startups.

Nesse balanço positivo de um ano onde predominou o digital, foram realizadas mais de 23 mil conexões on e off line.

Realizamos mais de 95 live webinars, alcançando mais de 33 mil participantes e abordando desde temas técnicos, elaborados por nossas áreas de negócios, passando por ESG, diversidade e inclusão, sempre com a proposta de inspirar e colaborar para a construção de uma jornada positiva.

Cerca de 50 estudantes participaram do Programa Universidades com um desafio de tecnologias voltadas para a gestão logística.

No canal [e]motion levantamos temas de negócios e carreira voltado a profissionais e pequenas e médias empresas e contamos com cerca de 1600 participantes, que assistiram a 13 webinars, inclusive realizados com outras empresas e organizações. Aliás, todo esse rico conteúdo segue disponível gratuitamente na plataforma onono+.

O público interno também teve o seu exclusivo BASF Channel+ que trouxe assuntos relevantes e estratégicos, voltados ao letramento em sustentabilidade e inovação.

Buscando captar o lado humano e os desafios que ainda estão por vir, promovemos a série Diálogos para o Futuro, reunindo personalidades do mercado que debateram sobre o futuro da sustentabilidade, da inovação e das pessoas.

Essas realizações têm sido transformadoras para todos nós e têm sido um trabalho a muitas mãos que transcende as fronteiras do onono.

Neste último trimestre testamos a retomada gradual das atividades presenciais, sempre colocando a saúde das pessoas em primeiro lugar.

Já temos várias novidades para incrementar as experiências transformadoras, que funcionarão em uma fusão entre o mundo físico e digital, conceito que vem sendo chamado de “phigital”.

Teremos a Estação de Economia Circular, para ativar toda a cadeia de valor do plástico e seus influenciadores, um media lab que inclui estúdio com infraestrutura técnica para preparação de podcasts, vodcasts, vídeos para as mais diversas finalidades.

Também estamos inaugurando nosso canal no YouTube e o podcast “Deu Química!” ampliando ainda mais o alcance das nossas mensagens.

Como um espaço de mudança cultural, procuramos nos antecipar com inovações que atendam às necessidades da sociedade e que contribuam genuinamente para o nosso propósito de criar química para um futuro sustentável.

Com todas essas iniciativas, queremos reforçar o quanto nós somos um agente de “future readyness”: agregando valor de forma significativa ao negócio dos nossos clientes como apaixonados por desafios e como caçadores de soluções.

E você, também está preparado para o presente e de olho no futuro? Então venha para o onono e vamos cocriar.

* Ornella Nitardi é gerente de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais para América do Sul da BASF.

Para mais informações sobre inovação clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Máquina CW



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves