Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância de desenvolver lideranças internas no segmento sustentável

A importância de desenvolver lideranças internas no segmento sustentável

12/04/2022 Carolina Valle Schrubbe

A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais influência na decisão de compra dos brasileiros.

Uma pesquisa recente do Mercado Livre, na América, mostrou uma alta de 112% no número de compradores de produtos sustentáveis no país.

O estudo, baseado em dados da plataforma de comércio eletrônico, foi realizado entre abril de 2020 e março de 2021. Os brasileiros seguem uma tendência global. 

Além disso, levantamento feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) a pedido da WWF mostram que as pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos na média entre os 54 países pesquisados.

Com isso, o aumento da demanda por produtos sustentáveis cria novas oportunidades de mercado para as empresas.

E com o desenvolvimento do mercado e competitividade crescente, surge outra necessidade: o desenvolvimento dos líderes, para que possam aprimorar competências e garantir sustentabilidade ao crescimento da empresa. 

O desenvolvimento de lideranças pode ser feito através do mapeamento de perfis de comportamento e comunicação dos colaboradores da empresa, com isso, é possível aprimorar a comunicação interna, ouvindo e engajando todos os colaboradores. 

Um dos intuitos da liderança em empresas de sustentabilidade é conseguir adaptar a comunicação para dar feedback aos colaboradores, motivando a equipe, para assim, delegar tarefas conforme o perfil de cada integrante da equipe.

Nesse processo geralmente é utilizado o feedback 360º anônimo, para avaliação do líder e o LGPR (Leadership Growth Progress Review) para identificar a evolução da eficácia da liderança.

Conheça o feedback 360º

O feedback 360º é um instrumento para compreender como o time vê seu líder. De forma anônima, os colaboradores descrevem suas percepções sobre o que o líder já faz muito bem e no que ele pode melhorar, identificando as necessidades prioritárias de desenvolvimento.

Esta é uma estratégia de avaliação de desempenho que calibra comportamentos, competências, capacidade de projeção e desenvolvimento.

O resultado desse processo é um relatório que ajudará o profissional a levar em consideração seus pontos fortes e suas fragilidades para poder se aprimorar profissionalmente.

O feedback 360º pode gerar diversos benefícios para as empresas, como melhora no desempenho, auxílio na identificação de oportunidades de desenvolvimento pessoal, reforçar competências básicas, identificar e prevenir problemas e aprimorar as relações de trabalho.

* Carolina Valle Schrubbe é especialista em desenvolvimento de líderes e sócia-proprietária da Quare Desenvolvimento.

Para mais informações sobre sustentabilidade clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Presse Comunicação



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra