Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A lentidão da Justiça e a saga da Midas Trend: uma ameaça renovada

A lentidão da Justiça e a saga da Midas Trend: uma ameaça renovada

11/07/2023 Jorge Calazans

O universo dos investimentos é frequentemente palco de histórias de ascensão meteórica.

No entanto, nem todas essas histórias possuem finais felizes, especialmente quando envolvem esquemas fraudulentos, como o caso da Midas Trend.

Esta empresa, sob a liderança dos irmãos Devanir e Devaney Vieira dos Santos, está atualmente sob investigação por sua suposta participação em um esquema de pirâmide financeira que afetou milhares de famílias. Nesse caso estima-se que sejam cerca de 60 mil vítimas.

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) já iniciou uma ação civil pública contra a empresa e seus gestores, o que pode ser considerado um passo positivo na direção correta.

Contudo, a lentidão do progresso dessa investigação tem sido alarmante. Enquanto o processo se arrasta, os supostos infratores estão, aparentemente, se envolvendo em novos esquemas.

Recentemente, Devanir Santos iniciou novas operações, conhecidas como METWAY e ProfitWay, que parecem seguir o mesmo padrão observado na Midas Trend, incluindo, lamentavelmente, o não pagamento de seus investidores.

De maneira ainda mais audaz, Santos solicitou recentemente, durante uma transmissão ao vivo, que as vítimas fizessem um novo aporte de R$ 100,00 para recuperarem seus investimentos.

Considerando as 60 mil vítimas do esquema original, se cada uma delas atender ao pedido de Santos, ele poderá arrecadar até R$ 6 milhões. Esse é um número chocante, que reforça a urgência de uma ação eficaz das autoridades.

Diante dessa situação preocupante, é essencial que haja uma resposta urgente das autoridades. Afinal, a falta de ação neste momento poderia permitir que milhares de pessoas sejam novamente prejudicadas.

Recomendamos fortemente que os investidores se mantenham alertas e bem-informados. Qualquer plano de recuperação ou nova operação anunciada por Santos deve ser tratada com extrema cautela, a menos que haja comprovação de participação e aprovação das autoridades competentes.

A busca por justiça para todos os investidores prejudicados pela Midas Trend deve continuar a todo vapor.

Não se pode permitir que esquemas como este persistam impunemente, prejudicando inúmeras famílias e desestabilizando a confiança no sistema financeiro.

O compromisso com a verdade e a justiça deve prevalecer, garantindo que os responsáveis por tais esquemas sejam devidamente responsabilizados e que a integridade do setor financeiro seja protegida.

Em tempos de crise e incerteza, a transparência e a responsabilidade devem ser a bússola orientadora, tanto para as autoridades quanto para os investidores.

As ações de hoje determinarão o panorama de confiança no sistema financeiro de amanhã. E contamos com o braço forte (e mais ágil) da Justiça para renovar a esperança de milhões de investidores no Brasil que são vítimas diárias de fraudes e golpes financeiros.

* Jorge Calazans é advogado criminalista, sócio do escritório Calazans e Vieira Dias e especialista na defesa de investidores vítimas de fraudes financeiras.

Para mais informações sobre justiça clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques