Mês do consumidor: ter estratégia é fundamental para impulsionar as vendas
Mês do consumidor: ter estratégia é fundamental para impulsionar as vendas
Ao contrário do que se pensa, o Dia do Consumidor, 15 de março, surgiu para conscientizar os consumidores sobre seus direitos e não para promoções como é feito hoje.
É engraçado que a data foi pensada para proteger aqueles que compram e com o tempo, surgiram as ideias de promoções e descontos, e as reclamações de consumidores aumentaram.
De acordo com uma pesquisa do site Reclame Aqui, deste ano, 63,5% dos respondentes afirmam não conhecer o Dia do Consumidor.
Logo, podemos perceber que muitas vezes, a pessoa não sabe do que se trata, vê uma promoção e acaba tentada a adquirir um produto que muitas vezes, nem precisa.
O planejamento precisa ser tanto para o consumidor quanto para o vendedor. Não adianta querer aproveitar a data para vender mais e sair distribuindo desconto nos produtos, no final, você pode acabar se frustrando.
Para oferecer um desconto, uma promoção, é preciso se planejar, calcular os possíveis lucros, a oferta e demanda do produto.
Apesar das empresas aproveitarem a data comercial como mais uma oportunidade de venda, antes de mais nada, a data também é de conscientização sobre o consumo responsável.
Os consumidores devem estar atentos aos seus direitos, como o direito à informação clara e precisa sobre os produtos e serviços, o direito de arrependimento e o direito à garantia.
Dessa forma, a responsabilidade precisa ser compartilhada entre os consumidores e as empresas. As empresas têm que oferecer produtos e serviços de qualidade e respeitar os direitos dos consumidores, enquanto os consumidores devem fazer escolhas conscientes e exigir seus direitos sempre que necessário.
* Ellen Silvério é educadora financeira.
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Fonte: Aline Lourenço