Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Vendas de automóveis em expansão: atenção com relação às estratégias tributárias

Vendas de automóveis em expansão: atenção com relação às estratégias tributárias

19/09/2022 Marcos Gonzalez

Os bons ventos voltaram a soprar para a indústria automotiva.

O segundo semestre prometia, e vem cumprindo com louvor, dias bem melhores em termos de vendas, produção e, o que é mais animador, exportação.

A redução do IPI deixa claro que, em termos de impostos sobre produto industrializado, menos sempre vai significar mais: vendendo-se mais automóveis, com o atrativo da redução nos preços, arrecada-se, naturalmente, mais tributos para os cofres públicos.

Juros ainda em patamares proibitivos segue como fator de contenção de uma demanda interna que tem todo potencial para ganhar ainda mais musculatura.

Já a demanda externa, com muitos mercados livres de juros abusivos, vem trazendo alegrias para o pessoal de exportação das montadoras: foram 46,8 mil unidades exportadas em agosto deste ano, registrando expansão de 58,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado (29,4 mil veículos “made in Brazil” enviados aos mercados da América do Sul, África e do Oriente Médio). 

Com boas vendas tanto para fora como para dentro do Brasil, e um agosto, finalmente, sem registro de dias parados nas linhas de montagem, a indústria automotiva bateu novo recorde produção acumulada do ano e já supera em 4,7% a do mesmo período do ano passado.

Neste agosto as montadoras produziram 238 mil unidades, registrando alta de 8,7% sobre julho e de 43,9% sobre agosto de 2021.

Pela primeira vez o volume acumulado do ano superou o do mesmo período do ano anterior: 1,549 milhão, contra 1.479 milhão, com crescimento de 4,7%.

O segmento de ônibus, que amargou dificuldades em 2020 e 2021, vem sendo um dos destaques, com 20 mil unidades produzidas no ano, 50% a mais do que nos oito primeiros meses de 2021.

O balanço mensal divulgado pela Anfavea apresentou outros números animadores. As vendas em agosto totalizaram 208,6 mil unidades, melhor resultado dos últimos 19 meses.

Foi a primeira vez no ano que esse indicador superou a barreira das 200 mil unidades. O indicativo mais importante foi a média diária de vendas que, em agosto, bateu 9,1 mil emplacamentos, também registrando a melhor marca do ano.

É clara a tendência de alta nas vendas de automóveis no Brasil e, com o câmbio favorável às exportações, as vendas externas, tanto de veículos como, também, de componentes, ganham destaque.

Os bons ventos, contudo, exigem cautela e atenção especialmente com importação de componentes (obviamente em expansão), operação que exige inteligência e estratégia tributária para evitar, por exemplo, as perdulárias e indesejáveis cascatas de impostos que sempre impactam nos custos, aviltam a rentabilidade e, o que é pior, prejudicam a competitividade de toda cadeia automotiva.

* Marcos Gonzalez é o diretor responsável pelo segmento automotivo da Becomex.

Para mais informações sobre indústria automotiva clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: MM Editorial



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques