A partir de experiências autodidatas Rafael Domingos iniciou-se na harmônica aos 16 anos, integrando-se a bandas de blues e rock em Juiz de Fora/MG.
Com o desenvolvimento dos seus estudos, prática e conhecimentos adquiridos com diversos amigos músicos como, Ricardo Martins (Guitarrista e compositor juiz-forano) e Arnaldo Huff (violonista e compositor gaúcho), passou a fazer parte do quarteto “Bossa Nova, Samba e Poesia”. Participou do Clube de Choro de Juiz de Fora por 2 anos e atualmente vem direcionando também seus estudos para o jazz.
Em 2004 gravou sua primeira participação em CD ao lado de Duty Botti – importante compositor juiz-forano - em a “Nova Bossa Nova” e iniciou uma de suas mais importantes experiências na música ao ingressar na Universidade de Música Popular Brasileira/Bituca, em Barbacena/MG. Ao longo dessa formação teve contato com músicos/professores como: Ian Guest, Gilvan de Oliveira, Ivan Corrêa, Guido Campos e Cleber Alves. Nessa instituição formou-se em flauta doce soprano, em 2007. No Rio de Janeiro, cidade em que reside atualmente, cursou Flauta Transversal na Escola Portátil de Música/UNIRIO, onde tem estudado com importantes nomes da música brasileira, tais como: Luciana Rabelo, Cristóvão Bastos, Álvaro Carrilho, Bia Paes Leme, Maurício Carrilho, Oscar Bolão.
Rafael Domingos além de ser o pioneiro, no Brasil, na especialidade da customização para fins do cromatismo, foi quem desenvolveu o recurso da "manta magnética" nesse instrumento; inovação essa que muito contribui para a sua qualidade acústica, dentre outros aspectos.
O músico e luthier entremeia os estudos da harmônica (em aulas há 9 anos com Otávio Castro) e da flauta com o exercício da lutheria em harmônicas e escaletas. Investindo na lutheria há anos já conquistou uma série de gaitistas nos mais variados estados brasileiros (Otávio Castro, Pablo Fagundes, Júlio Rego, André Carlini, Gabriel Grossi, Jefferson Gonçalves), bem como internacionalmente (Canadá, Portugal, Espanha). Ele utiliza a análise espectral, recurso que possibilita um estudo objetivo do som, desenvolvendo um trabalho sofisticado e adequado às diferentes demandas e expectativas dos instrumentistas.Esses projetos culminaram em sua participação como um dos fundadores e luthier do grupo conhecido como F.C. /Hering. Rafael é consultor de produção da fábrica de harmônicas Bends e ministra cursos de Lutheria (básica e avançada) via internet (Skype ou MSN), aulas de gaita cromática, diatônica e a cromatização na gaita diatônica.
Rafael. Ótimoscomentários e referência de pessoas importantes a seu respeito na internet me deixam bastante confuso. Preciso que você me esclareça algumas dúvidas. Você sabe do que se trata. Seu amigo.
Postado por Jezer Bossan, em 14/12/2009 às 21:54
Conheço bem o talento do Rafael, estudioso e dedicado e um mago na cofecção de recursos para conseguir com uma gaita diatônica o efeito que até então só era conseguido na cromática. Alem de tudo isso é um bom amigo.